Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de abril de 2020

A EXPERIÊNCIA DA SUBIDA À PRIMEIRA LIGA

Pedro Machado saiu de Bragança com 19 anos, mas não esquece as origens e o clube onde iniciou um percurso ascendente no futebol nacional.
Poucos são os que têm no currículo desportivo passagens por todos os escalões nacionais de futebol de formação e seniores. Pedro Machado faz parte desse grupo. O treinador-adjunto, natural de Bragança, também se pode gabar de duas subidas à 1ª Liga nos últimos quatro anos, em 2017/2018 no Santa Clara e em 2018/2019 no Famalicão. “No Santa Clara quando chegámos ao clube havia pouco mais de 150 pessoas no estádio. No último jogo que fizemos tínhamos cerca de 10 mil pessoas. No Famalicão a festa da subida é inesquecível, com as ruas cheias de gente e a recepção na câmara municipal”.

Mas vamos voltar ao ponto de partida para uma carreira digna de registo. Pedro Machado é “sócio do GDB” desde que nasceu, como fez questão de frisar, e não esquece o seu percurso como jogador, tanto no GD Bragança como no F.C. Mãe d´Água. Beto Antas foi o treinador que mais o marcou. “Foi meu treinador dois ou três anos e a pessoa que mais me marcou na formação”, disse.

E face à ligação que tem ao emblema canarinho, Pedro Machado olha com tristeza para a fase difícil que atravessa o GDB. “As coisas não têm corrido da forma que se esperava. Não tenho um conhecimento profundo dos jogadores, mas conheço bem a equipa técnica e a sua competência que já deu provas do valor que tem”.

Mas, o técnico tem a esperança de ver, um dia, o Bragança nas provas profissionais. “Eu gostava que o Bragança estabilizasse a sua situação no Campeonato de Portugal para depois procurar outros voos. Eu gostava de ver o GDB nos campeonatos profissionais”.

Com 19 anos Pedro Machado saiu de Bragança para se licenciar em Desporto e Educação Física e iniciou-se como técnico-adjunto no Paredes.

O percurso foi ascendente e chegou à 1ª Liga. “Pedro Barroso, Calica e Carlos Pinto” foram os três técnicos que tiveram um papel importante no trajecto no futebol.

Pedro Machado integrou esta época a equipa técnica do Leixões, nono classificado da 2ª Liga. O técnico-adjunto mantém a ligação a Bragança, onde reside toda a família.

Jornalista: SM / Foto de Duarte Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário