Em algumas aldeias do distrito de Bragança não existe internet e torna-se difícil para os alunos acompanharem as aulas. Para colmatar o problema a autarquia Vinhais está a recolher e a entregar material pedagógico fazendo assim a ponte entre alunos e professores do agrupamento de escolas da vila.
“É uma lacuna que infelizmente ainda existe em alguns locais. Todo o material pedagógico que seja necessário vamos fazer chegar aos alunos ou os alunos aos professores, para que os alunos tenham acesso a todo o material”, explicou o presidente da câmara Luís Fernandes.
A partir de 20 de Abril as aulas também serão dadas através da televisão para chegar aos alunos que não têm internet nem computador. Em algumas zonas do concelho de Vinhais a TDT tem lacunas, mas o município já está a solucionar o problema e tem à disposição uma equipa para resolver problemas técnicos a qualquer hora.
“Esse problema já está ultrapassado com os nossos técnicos, mas foi uma solução do município e das juntas de freguesia e não por quem devia ser. Temos também uma equipa disposta a intervir a qualquer momento para os alunos terem acesso a esse canal”.
Caso os alunos precisem de usar fotocopiadora, o serviço também é assegurado pelo município. A autarquia de Vinhais criou ainda contactos, para avarias de TDT- 939518863- e para pedir apoio na entrega e recolha de material escolar- 273770305/ensino.distancia@cm-vinhais.pt ou 273771415/ aev.covid19@gmail.com.
Também a Câmara de Mirandela vai apoiar mais de 200 alunos, investindo cerca de 80 mil euros em computadores e routers de acesso à internet. Apesar de o levantamento das necessidades ainda não estar concluído, a autarquia estima que o número “será superior às duas centenas”.
Os primeiros 16 computadores portáteis podem já ser entregues, porque os equipamentos estão disponíveis no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).
Os restantes ainda aguardam a finalização do levantamento das necessidades dos alunos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário