Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Bragança distribui mais de 10.200 máscaras reutilizáveis de proteção pelas instituições e freguesias do concelho

Até ao momento, cerca de 7.500 máscaras em tecido, para proteção individual, esterilizadas e reutilizáveis, produzidas por 80 voluntários brigantinos, em suas casas, foram distribuídas por mais 70 instituições, entre PSP, GNR, Bombeiros, Estabelecimentos Prisionais, IPSS’s e Juntas de Freguesia, do meio rural e urbano. A iniciativa surgiu do Município de Bragança, que apelou à solidariedade de costureiras, alfaiates, modistas e praticantes de costura, como resposta à escassez de material existente no mercado. À data, encontram-se, ainda, mais de 2.700 máscaras em produção, prevendo o Município entregar um total de, aproximadamente, 10.200 unidades.

“Neste momento de particular dificuldade, o Município tentou ajudar, tanto quanto possível, aqueles que são confrontados diariamente com o contacto social e que, por esse motivo, estão mais expostas ao risco de contágio”, diz Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sobre esta iniciativa. “No fundo deu-se resposta a uma falha existente no mercado, as máscaras de proteção individual que, de momento, não chegam para todos”, refere o Presidente, garantindo que só foi possível responder a todos os pedidos “graças à solidariedade dos brigantinos e brigantinas que, mesmo estando em estado de alerta e de quarentena em suas casas, não quiseram deixar de ajudar nesta causa e colocar a mão de obra e o carinho necessários”.

Assim, ao longo das últimas semanas, o Município disponibilizou o material necessário à confeção das máscaras, fornecendo-o individualmente a cada voluntário, para que a solidariedade e a boa vontade da comunidade pudessem ter lugar. Depois de prontas, as máscaras foram levadas pelo Município a um laboratório, onde foram esterilizadas a 120ºC, num processo com uma duração total de três horas. Por fim, as máscaras foram distribuídas conforme as necessidades apresentadas pelas várias instituições que, em estado de emergência, continuam a exercer um importante trabalho de proximidade, como a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros, os Estabelecimentos Prisionais de Bragança e Izeda, as Juntas e Uniões de Freguesias e Instituições Particulares de Solidariedade Social de todo o concelho.

As máscaras têm a particularidade de ser reutilizáveis, mas devem ser lavadas, após a sua utilização, a uma temperatura entre os 70 e os 90 graus, pretendendo-se que a sua boa utilização possa ajudar a suprir a falta de material nas instituições, graças à boa vontade da comunidade brigantina.

Esta ação insere-se na estratégia adotada pelo Município de Bragança para a prevenção e contenção da propagação do COVID-19, procurando mitigar ao máximo os seus efeitos na sociedade brigantina.

Sem comentários:

Enviar um comentário