Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

ULS diz que utentes da UCC de Moncorvo não tinham critério clínico para serem transferidos

Na Unidade de Cuidados Continuados de Torre de Moncorvo, onde 13 utentes e dez funcionários testaram positivo para o novo coronavírus, os colaboradores que estavam em quarentena mantiveram-se a trabalhar e os utentes infectados ficaram na unidade, por ordem do serviço nacional de saúde. A divulgação foi feita pelo presidente da câmara de Moncorvo, Nuno Gonçalves.
Agora, a Unidade Local de Saúde do Nordeste, em comunicado, esclareceu que, face aos resultados dos primeiros testes ali realizados, a Autoridade de Saúde deslocou-se à unidade e constatou-se que os utentes internados estavam estáveis, sem critérios para transferência para Unidade Hospitalar, que o edifício reunia todas as condições estruturais para formar dois espaços separados, para utentes infectados e para não infectados, sem possibilidade de cruzamento, e ainda que os profissionais usavam Equipamentos de Protecção Individual desadequados para a situação.

Perante o constatado, foi convocada uma reunião para dar conta da situação e para a necessidade “urgente” de dotar os profissionais dos equipamentos adequados e para que se procede-se à criação de duas coortes (uma com utentes positivos e outra com doentes negativos).

A ULS Nordeste acrescentou ainda que “com excepção da Autoridade de Saúde e da Coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Torre de Moncorvo, todos os presentes na reunião decidiram accionar o Plano de Emergência Distrital para que todos os utentes fossem transportados para as urgências da unidade local de saúde, “sem qualquer tipo de critério clínico de agudização que o justificasse”. Acrescenta-se ainda que “a autoridade de Saúde, que observou os utentes na unidade de cuidados continuados, contrariamente ao médico da instituição que não os observou, esteve sempre contra esta medida”.

A ULS garante que a instituição tinha condições estruturais para proceder ao isolamento dos doentes mas que era necessário assegurar os cuidados adequados. Explicou-se ainda que todos os funcionários que estavam em quarenta e testaram negativo retomaram o trabalho cumprindo as regras de protecção e higiene e que os que testaram positivo ficaram em isolamento.

O comunicado é de quinta-feira e surge após a publicação de um vídeo na página de Facebook da autarquia de Moncorvo, em que Nuno Gonçalves faz algumas críticas às autoridades de saúde do distrito.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário