Agora, a Unidade Local de Saúde do Nordeste, em comunicado, esclareceu que, face aos resultados dos primeiros testes ali realizados, a Autoridade de Saúde deslocou-se à unidade e constatou-se que os utentes internados estavam estáveis, sem critérios para transferência para Unidade Hospitalar, que o edifício reunia todas as condições estruturais para formar dois espaços separados, para utentes infectados e para não infectados, sem possibilidade de cruzamento, e ainda que os profissionais usavam Equipamentos de Protecção Individual desadequados para a situação.
Perante o constatado, foi convocada uma reunião para dar conta da situação e para a necessidade “urgente” de dotar os profissionais dos equipamentos adequados e para que se procede-se à criação de duas coortes (uma com utentes positivos e outra com doentes negativos).
A ULS Nordeste acrescentou ainda que “com excepção da Autoridade de Saúde e da Coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Torre de Moncorvo, todos os presentes na reunião decidiram accionar o Plano de Emergência Distrital para que todos os utentes fossem transportados para as urgências da unidade local de saúde, “sem qualquer tipo de critério clínico de agudização que o justificasse”. Acrescenta-se ainda que “a autoridade de Saúde, que observou os utentes na unidade de cuidados continuados, contrariamente ao médico da instituição que não os observou, esteve sempre contra esta medida”.
A ULS garante que a instituição tinha condições estruturais para proceder ao isolamento dos doentes mas que era necessário assegurar os cuidados adequados. Explicou-se ainda que todos os funcionários que estavam em quarenta e testaram negativo retomaram o trabalho cumprindo as regras de protecção e higiene e que os que testaram positivo ficaram em isolamento.
O comunicado é de quinta-feira e surge após a publicação de um vídeo na página de Facebook da autarquia de Moncorvo, em que Nuno Gonçalves faz algumas críticas às autoridades de saúde do distrito.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário