Através desta linha as pessoas podem pedir apoio na compra de refeições, no transporte de medicação e na aquisição de bens essenciais. Pedro Dias, director da região Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, conta que os doentes ligam para esclarecer dúvidas e estão a pedir que lhes entreguem medicamentos. “Alguns deles têm dúvidas se hão-de continuar ou não a fazer tratamento. Logo no primeiro dia tivemos pedidos para Bragança, Vila Real e Barcelos para entregar medicação hospitalar porque eles estavam sozinhos, não tinham ninguém que o pudesse fazer e não se podiam deslocar ao Porto porque, normalmente, iam com os bombeiros e eles, neste momento, não têm esse serviço activo”.
Os doentes oncológicos que precisem de apoio psicológico podem também fazê-lo através desta linha. Segundo Pedro Dias muito dos telefonemas recebidos são de doentes que se sentem sozinhos e fazem-no “mais até para falar”.
Na última semana, registaram-se três chamadas de doentes oncológicos do distrito de Bragança. A linha está a funcionar desde o dia 23 de Março e está disponível das oito e meia da manhã até as cinco e meia da tarde, basta ligar para o 800 919 232. A chamada é gratuita.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário