Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Pão e Azeite foram reis na freguesia de Castelãos

 A freguesia de Castelãos recebeu a primeira edição da Feira do Pão e do Azeite. Uma iniciativa, conjunta da Junta de freguesia e da Associação Juvenil Tronco, que juntou produtores locais, visitantes e apreciadores das tradições do concelho.


Entre expositores de pão, azeite e outros produtos típicos, a feira destacou-se pelo convívio. Luz Torres, uma das produtoras presentes, trouxe o melhor da sua casa:

Para muitos expositores, o evento foi também um espaço de homenagem à história e às memórias da terra. É o caso de Tomás Lopes, que apresentou um azeite criado em nome da família:

A ideia de realizar esta feira já era antiga, mas só este ano ganhou forma. O presidente da União de Freguesias de Castelãos Vilar do Monte, Carlos Maceda, explica porquê:

O vice-presidente da Associação Juvenil Tronco, Luís Sá, é um dos responsáveis pela organização, explica que o evento surge numa fase de transição da direção, sendo esta a última atividade antes das eleições internas:

A primeira edição da Feira do Pão e do Azeite deixa uma promessa: que esta celebração dos sabores e tradições de Castelãos veio para ficar, e fortalecer a comunidade.

Escrito por Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário