Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Com cooperação institucional a região terá rapidez para resolver problemas decorrentes da pandemia

O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM), Artur Nunes, está satisfeito com as medidas que estão a ser implementadas neste território, nomeadamente o trabalho que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai realizar no que respeita aos testes, que será complementar à unidade móvel da ULSNE localizada em Macedo de Cavaleiros e ao espaço fixo da capital de distrito, para servir os restantes municípios. "Mostra que temos um capital humano muito forte e capacidade de investigação muito boa no IPB, penso que está aqui o compromisso de cooperação institucional ao nível local e nacional, que a presença de três ministros aqui, bem como os autarcas e outras instituições locais. É também uma foram de mostrar ao governo que temos capacidade de mobilização e de produção ou de responder a problemas em caso de grande urgência", afirmou Artur Nunes.
O autarca admite que muitas vezes olham para a região "como sendo longe", mas que nos contexto atual "a partir do distrito temos mostrado que temos boas instituições e que as autarquias têm feito o seu trabalho de cooperação e que Bragança é um grande exemplo a nível nacional". Ainda assim, já existem alguns pontos de infeção no distrito, nomeadamente em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Moncorvo, que preocupam os autarcas. "O importante é que haja esta cooperação ao nível institucional porque se a houver teremos que ter alguma tranquilidade e frieza para resolver os problemas da melhor forma possível ao nível da prevenção e da rapidez de intervenção", acrescentou Artur Nunes.
Neste contexto é importante que nos municípios "haja uma boa articulação de meios ao nível da Proteção Civil Saúde Pública" porque "o importante é estarmos unidos num projeto comum, que é combater o Covid", assegurou.
A CIM criou uma bolsa de cerca de um milhão de euros que estará disponível em caso de necessidade financeira. "Se houver necessidade de adquirir testes ou outro equipamento, a CIM está disponível para financiar e apoiar", vincou o responsável.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário