Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Comandante dos bombeiros de Bragança critica descoordenação entre INEM e Saúde 24

Em plena situação de pandemia que se vive, o comandante dos Bombeiros de Bragança acredita que não há grande coordenação entre o INEM e a Linha de Saúde 24.
José Fernandes diz que a Linha de Saúde 24 está a pedir às pessoas, que telefonam por socorro, para telefonarem para os bombeiros. Segundo o comandante, o problema que se põe é que as pessoas não sabem que o transporte feito pelos bombeiros não é assegurado pelo INEM. “As pessoas telefonam para a Linha de Saúde 24 para serem socorridas e dizem-lhe que telefonem para os bombeiros. As pessoas telefonam para os bombeiros pensado que o transporte é assegurado pelo INEM mas não é verdade. No dia 3 de Abril recebemos uma chamada da ASMAB, para socorrer uma criança de sete meses com sintomas fortes. A mãe, vítima de violência doméstica, telefonou para a Linha de Saúde 24 para socorrermos o bebé. Como em Bragança não há urgência de pediatria teve que ser transportado para Vila Real. Ninguém do Estado assumiu esse transporte e foi assumido, e bem, pela ASMAB. Os bombeiros de Bragança e a ASMAB vão assumir esse transporte mas isto não pode ser, as pessoas têm direito a ser transportadas".

O comandante critica ainda que nem o INEM nem a Linha de Saúde 24 tenham cedido algum do material que, nesta altura, estão a utilizar. "A sociedade, pessoas individuais e empresas... tem vindo aqui muita gente a trazer-nos alimentação, a dar-nos equipamento e aquilo que precisamos. Felizmente temos equipamento mas não foi dado nem pelo INEM nem pela Saúde 24. o equipamento que estamos a utilizar, que é muito e caro, tem sido suportado pela direcção da associação e por donativos de empresas e particulares. Estamos a ir ao encontro das necessidades e ninguém em Bragança ficará sem socorro".

A corporação brigantina está a ser testada para a covid-19 mas, segundo José Fernandes, quem lhes valeu para que isto fosse possível foi a câmara de Bragança. "A nossa corporação está a ser, neste momento, toda testada. Temos que ter a certeza que não somos o agente que vai infectar. Tivemos o socorrer da câmara, que fez um esforço pagando. Teve que ser a câmara a pedir para que fossemos testados".

O comandante sublinhou que os bombeiros de Bragança estarão sempre presentes onde for preciso e para quem for preciso.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário