Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Covid-19: sintomas de alergias primaveris podem criar alarme

Com a chegada da Primavera, várias pessoas poderão estar a confundir os sintomas de alergias com alguns que as pessoas infectadas pela Covid-19 apresentam.
Segundo o autor do programa “Médico de Família”, na rádio Brigantia, Fernando Andrade, as pessoas estão mais alarmadas nesta altura. Assim, o médico aconselha a que se mantenha a calma e que, em caso de dúvida, se fale com as entidades de saúde competentes. "As pessoas assustam-se muito mais porque nesta altura há uma grande quantidade de agentes na atmosfera e há muita gente que sofre de alergias respiratórias. Há muita gente que, por causa das alergias, pode ter sintomas sem ter a doença. Se estão razoavelmente bem não têm que ficar assustadas. Se tiverem dúvidas devem falar com as autoridades de saúde mas não se deve exagerar nas medidas".

O médico alerta ainda para que não se criem alarmismos desnecessários. "Não é a primeira vez que acontece, nós é que rapidamente nos esquecemos e agora as coisas também são mais mediatizadas".

A utilização de máscara também tem levantado várias dúvidas. Segundo o médico, a máscara deve ser utilizada por pessoas que estejam infectadas, tanto por este vírus como por outro, de forma a não contaminar ninguém. "Há diferentes tipos de máscaras que são utilizadas conforme as circunstâncias. As mais utilizadas, as cirúrgicas, têm apenas um objectivo: impedir que quem a usa infecte outra pessoas".

As pessoas infectadas com Covid-19 podem apresentar febre, tosse e dificuldade respiratória. Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário