Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Laboratório Colaborativo More desenvolve mais de 30 projectos no primeiro ano de actividade

O Laboratório Colaborativo More de Bragança está a completar um ano de actividade.
O centro de investigação instalado no Brigantia Ecopark, além de reunir 24 profissionais, ao longo deste primeiro ano de trabalho já conseguiu elaborar mais de 3 dezenas de propostas de investigação e desenvolvimento. Segundo Andrey Romanenko, director executivo do CoLab More, a maioria deles destina-se a melhorar o desempenho ou criar novos produtos para empresas.

“No final do primeiro anos, temos mais de 30 propostas, com um investimento total acima de 3 milhões de euros, que é o triplo do investimento em recursos humanos. Quase todos os projectos envolvem empresas, o que é uma prova que as empresas têm interesse e beneficiam da nossa colaboração”, sustenta.

O responsável do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação considera que a estrutura pode ter um papel importante nesta fase, ajudando empresas na recuperação.

“Nesta conjuntura, é importante para as empresas ver o curto prazo e assegurar a liquidez, mas também é extremamente importante pensar a médio e longo prazo. Aí as iniciativas de investigação e desenvolvimento, com a criação de novos produtos, diversificação de mercado e internacionalização, são muito importantes e é preciso pensar nestes aspectos já. E o Laboratório More é um parceiro ideal para tratar destes assuntos”, sublinha.

O CoLab More faz parte da rede de 26 laboratórios colaborativos nacionais, que têm como principal função ser uma ponte entre as instituições de investigação e desenvolvimento e o mundo empresarial e a sociedade.

O Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação assume como objectivo principal a implementação de uma agenda de investigação e inovação nas zonas de montanha orientada para a criação de valor económico e social.

O consórcio junta unidades de investigação, laboratórios, instituições de ensino superior, centros tecnológicos e actores económicos, sociais e culturais. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário