Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de abril de 2020

“Alimente quem o alimenta”: o alerta para a compra de alimentos a produtores locais

O Ministério da Agricultura lançou uma campanha para promover o consumo dos produtos locais, com o objectivo de apoiar os agricultores com dificuldades em vender os produtos devido à pandemia.
A ministra Maria do Céu Albuquerque tomou conhecimento dos problemas que o encerramento de muitas actividades colocou aos produtores agrícolas e pecuários, daí ter sido lançada uma linha de apoio prevista numa portaria já publicada em Diário da República. “As pessoas estão em casa confinadas e por isso não estão a encomendar nem a comprar este tipo de produtos. Por outro lado temos o fecho dos restaurantes, cafés, hotéis, onde além das carnes ainda podíamos incluir queijos, etc. Há produtores que estão a ter dificuldade no escoamento, e acaba por haver algum receio em usar legumes e frutos crus, não só por causa da validade”.

Em entrevista à Lusa, a ministra salientou a necessidade de lançar a campanha “Alimente quem o alimenta”, que visa alertar para a qualidade dos produtos locais e, ainda, sensibilizar as superfícies comerciais para que comprem esses produtos. Para o agricultores e criadores de gado foi criada uma linha de apoio. “Aquilo que fizemos foi atribuir aos produtores 48€ por dia para fazer face à deslocação desde a sua propriedade até à entrega dos seus produtos, que representa cerca de 80% do valor estimado de uma deslocação. Reunimos também cooperativas, juntas de freguesia, câmaras municipais e associações para que organizem com os produtores a entrega ao domicílio ou num ponto de recolha e tornamos elegíveis todas as despesas necessárias para fazer esta entrega”.

O Ministério da Agricultura também enviou uma carta a sensibilizar as câmaras municipais para a necessidade de reabrirem os mercados municipais e locais, dentro das regras de segurança alimentar exigidas.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário