Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Covid-19 faz quinta vítima mortal no distrito

Subiu para cinco o numero de mortes por Covid-19 no distrito de Bragança.
Nas últimas horas apareceu a confirmação de mais uma morte associada ao novo coronavírus. Trata-se de um homem, com cerca de 80 anos, utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, que estava internado no hospital de Bragança, desde a passada sexta-feira. O idoso acabou por falecer durante a madrugada, mas só este domingo chegou o resultado do teste para a Covid-19 que teve resultado positivo. Passa a ser a quinta morte contabilizada pelas autoridades de saúde do distrito associada à Covid-19, depois dos óbitos de um homem de 72 anos, natural de Mirandela, mas residente em Bragança, que faleceu no hospital de São João, no Porto. De um doente de hemodiálise, de 61 anos, que morava no concelho de Vinhais, de um homem de 91 anos do concelho de Vimioso e de uma mulher, de 89 anos, do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Mas este domingo também há boas notícias: mais dois recuperados no distrito. Um de Bragança e um de Mirandela, que se juntam aos dois primeiros (duas mulheres, uma de Torre de Moncorvo e outra de Mirandela). Dos 18 casos de Mirandela, já há duas pessoas (11,1%) curadas desta pandemia.

Até meio da tarde deste domingo de Páscoa, passam a ser 189 as pessoas do distrito que foram contaminadas pela covid-19, desde que foi diagnosticado o primeiro caso, em Mirandela, no dia 14 de março, revelou, esta tarde, fonte hospitalar.

O concelho de Bragança voltou a liderar o número de casos positivos. Das seis (6) pessoas contaminadas pela pandemia, cinco (5) são de Bragança e um (1) do concelho de Vinhais.

Nos últimos 30 dias, já foram testadas quase 2300 pessoas, sendo que pouco mais de meia centena aguarda ainda resultado laboratorial, mantendo-se em vigilância pelas autoridades de saúde mais de 1600 pessoas. Até agora, o dia 4 de abril continua a ser o que registou o maior número de casos positivos num só dia (19).

Ao todo, o distrito passa a contabilizar 189 casos positivos e só Mogadouro é que ainda não regista qualquer infetado. Na distribuição pelos restantes onze concelhos, Bragança está perto de atingir a centena de casos, já tem 96, ou seja 50,8% do total do distrito. Segue-se Torre de Moncorvo com 30 infetados; Mirandela tem 18 casos de Covid-19. Macedo contabiliza 17 casos. Segue-se Vinhais, que agora soma 9 casos, Vimioso com 6, Vila Flor com 5. Carrazeda de Ansiães e Miranda do Douro apresentam três casos e Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé têm um caso cada. Verifica-se alguma discrepância relativamente aos dados do boletim da DGS, que só reporta 163 casos no distrito, mas ressalvando que só apresenta 78 por cento dos casos confirmados e alguns deles coloca-os no distrito devido à morada dos doentes que, no entanto, residem em concelhos do litoral há vários anos. Para além disso, a DGS não reporta a informação dos concelhos que apresentem menos de três casos, alegando “motivos de confidencialidade”.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário