Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Presidente da câmara de Moncorvo considera que igreja matriz pode ser elevada a basílica com requalificação de pinturas

 As pinturas do altar-mor e infra-estruturas da igreja matriz de Torre de Moncorvo vão ser requalificadas
Segundo explica o presidente da câmara, Nuno Gonçalves, a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai submeter uma candidatura ao património cultural e infra-estrutural, no âmbito do Norte 2020, orçada em cerca de 300 mil euros. “Há um acordo do município com a DRCN, uma vez que o edifício é um monumento nacional. Essa candidatura será feita pela DRCN e terá como base a recuperação das pinturas do altar-mor, assim como de infra-estruturas. A candidatura deverá orçar cerca de 300 mil euros e culminará com o que o município defendeu: mais um motivo para a elevação da igreja a basílica”.

A igreja Matriz de Torre de Moncorvo começou a ser construída na primeira metade do séc. XVI, prolongando-se até aos primeiros anos do século seguinte.

A Direcção Regional de Cultura do Norte e a Direcção Geral de Tesoura e Finanças vão submeter ainda uma candidatura para a recuperação da Igreja Matriz de S. Miguel, em Armamar, e o Castelo de Penedono, em Penedono. Também estes equipamentos fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Douro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário