Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Trilho do Malara (PR8 Gimonde)


Fechamos a nossa lista dos melhores trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho com o Trilho do Malara o nome pelo qual é conhecido o Rio Onor no seu troço final, antes de se unir ao Rio Sabor.


Este interessante percurso pedestre arranca e termina na praia fluvial da apaixonante aldeia ribeirinha de Gimonde e desenvolve-se ao longo da região da Baixa Lombada, seguindo o curso do Rio Onor, que terá de cruzar algumas vezes, uma delas recorrendo a poldras.


Pelo caminho poderá desfrutar de bucólicas paisagens rurais e vistas ímpares sobre o vale do Rio Onor e ainda conhecer o Castro de Sacoias, um antigo povoado romano, e visitar a capela de Nossa Senhora da Assunção, construída sobre a necrópole do Castro de Sacoias. Com um bocadinho de sorte ainda se cruza com uma matreira raposa ou um fugidio javali.

Depois de percorrer o Trilho do Malara um cabrito assado no forno sabe que nem ginjas

Uma vez de regresso a Gimonde, não deixe de visitar a sua altaneira igreja (as vistas são arrebatadoras), e de admirar a sua imponente ponte de xisto. Se for como nós, não vai resistir a saltitar nas poldras que ficam mesmo à sua frente. E para fechar em beleza o seu dia de caminhada, nada como ir repor forças com uma soberba posta do restaurante O Abel, ou um delicioso javali com castanhas no restaurante D. Roberto.

Informação prática do Trilho do Malara
Distância: 11,5km
Circular: sim
Dificuldade técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Gimonde

Rota/Track GPS do Trilho do Malara


Anabela e Alexandre
 

Sem comentários:

Enviar um comentário