Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Câmara de Macedo de Cavaleiros implementa Orçamento Participativo pela primeira vez

 O município de Macedo de Cavaleiros vai implementar o Orçamento Participativo pela primeira vez.


Com a iniciativa pretende-se que as pessoas apresentem propostas de projetos que considerem necessários para o concelho. Posteriormente, estas ideias são votadas e aquela que reunir o maior número de votos será executada pela Câmara Municipal, como explica Paulo Rogão, vereador da autarquia.

“No fundo é um processo invertido. Normalmente a Câmara idealiza os projetos e implementa-os. Nesta iniciativa, são as pessoas que através das participações apresentam as propostas e a mais votada é executada pela Câmara. Acreditamos que assim estamos a fomentar a cidadania ativa num processo de decisão tão importante. É mais uma medida a pensar nos macedenses e queremos que todos participem, sendo que podem fazê-lo todos os que tenham idade igual ou superior a 18 anos e que residam, trabalhem ou mantenham qualquer relação com a cidade”, esclarece.

As áreas temáticas abrangidas inserem-se em diversos setores, sendo que devem respeitar o limite orçamental de 50 mil euros.

“Esta é a primeira edição e por isso decidimos abranger todas as áreas de governação municipal, destacando o equipamento urbano, educação, desporto, ação social e ambiente. Alocamos 50 mil euros para esta iniciativa e as ideias apresentadas têm de respeitar este montante. Estamos em crer que, a verificar-se o sucesso desta iniciativa, nos próximos anos iremos aumentar este montante”, sublinhou.

E para participar, há duas alternativas.

“Podem participar através de uma aplicação específica que temos no site da Câmara Municipal onde se têm de registar e depois, sem qualquer papel, formular o projeto. É também uma forma de desmaterializar papel. Outra alternativa é fazê-lo através de um requerimento que a própria aplicação gera e depois é só dirigirem-se ao atendimento ao público do Município e entregar”, afirmou.

Os cidadãos podem apresentar as suas propostas entre 1 e 28 de fevereiro e votar entre 2 de maio e 30 de junho de 2022.

Pela primeira vez, Macedo de Cavaleiros vai ter Orçamento Participativo. 

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário