Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Feira Medieval de Torre de Moncorvo regressa de 8 a 10 de Abril de 2022

 Em 2022, a Feira Medieval mantém as suas características mais importantes, a de ser dedicada ao rei D. Dinis e do Ferro de Moncorvo estar presente em todas as edições.


Após um interregno durante os últimos dois anos, devido à pandemia da covid-19, a Feira Medieval de Torre de Moncorvo regressa nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, com o tema principal “Trovas de D’ El Rei D. Dinis na Terra do Ferro”.

O Rei D. Dinis não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 textos da sua autoria, distribuídos por todos os géneros (cantigas de Amor, cantigas de Amigo e cantigas de Escárnio e Maldizer).

Em 2022, a Feira Medieval mantém as suas características mais importantes, a de ser dedicada ao rei D. Dinis e do Ferro de Moncorvo estar presente em todas as edições.

D. Dinis na sua passagem por Santa Cruz da Vilariça verifica a centralidade do lugar onde hoje se situa Torre de Moncorvo e a sua importância na defesa contra as incursões espanholas, atribuindo a 12 de Abril de 1285 foral a “Turre Menendi Corvi “ e mandando-lhe construir a cerca, como refere o documento de 1295. A 2 de Novembro de 1319 concede-lhe Carta de Feira.

Com o surgimento desta nova vila, D. Dinis incentiva o povoamento e a exploração económica da região, fomentou todos os meios de uma riqueza nacional, na extração de prata, estanho e ferro.

Assim, no decorrer dos três dias são várias as experiências que podem ser vividas, as recriações históricas e cantigas de amigo, escárnio e maldizer que serão interpretadas na terra do ferro.

Sem comentários:

Enviar um comentário