Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

António Maria Mourinho | Pessoas ligadas à Etnografia

 
António Maria Mourinho

Nasceu, em 1917, em Sendim, Miranda do Douro. Aos doze anos iniciou os seus estudos no Seminário Diocesano de Bragança, terminando o Curso de Teologia, com distinção, em 1941.

No ano seguinte, exerceu as funções de professor de História de Portugal e de Apologética, na mesma instituição, até ser nomeado pároco da localidade de Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro.

Muito curioso em relação “às coisas” de Miranda

A par da sua vida clerical, foi colmatando a sua curiosidade em relação “às coisas” de Miranda, investigando e divulgando a Língua, a Literatura e a Cultura Mirandesa. Obteve, inclusive, várias bolsas de estudo no país e em Espanha.

Da sua investigação ficou um extenso rol de trabalhos e de publicações. Assim como a criação, em 1945, de um dos ex-libris da região mirandesa, o “Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas“, comummente chamado “Os Pauliteiros de Miranda“.

Entre os anos de 1962 e 1967, dedicou-se à actividade docente. Leccionou as disciplinas de Religião e Moral, Português, Educação Musical e História, quer no Ensino Básico quer no Ensino Secundário. Acabou por tirar o estágio para Professor do Ensino Básico em Bragança, na Escola Preparatória Augusto Moreno, com média final de 14,7 valores.

Em 1970, matriculou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, como aluno voluntário, tendo terminado o curso, em 1975, com 16 valores.

Museu da Terra de Miranda

Em 1982, materializou uma das suas maiores aspirações a criação do Museu da Terra de Miranda, do qual foi fundador e primeiro director, cargo que desempenhou até 1995.

Ainda no decurso da década de oitenta, abandonou a vida eclesiástica e contraiu matrimónio.

No decénio seguinte, o seu estado de saúde agudizou-se, tendo sofrido vários enfartes de miocárdio. O “mirandês rural“, como ele próprio se apostrofava, sucumbiu a 13 de Julho de 1996.

António Maria Mourinho comunicou, publicamente, que doaria todo o seu arquivo à autarquia de Miranda do Douro a 10 de Julho de 1991, em sessão promovida em sua homenagem, pela referida edilidade.

A doação realizou-se legalmente através da escritura nº12/93 de 3 de Junho de 1993.

Maria Olinda Rodrigues Santana, in «Arquivo Pessoal de um erudito transmontano: António Maria Mourinho» – Estudos Transmontanos e Durienses, nº13 – Arquivo Distrital de Vila Real | Imagem de destaque

Sem comentários:

Enviar um comentário