Decorreu no dia 20 de janeiro a Sessão Escolar- Parlamento dos Jovens no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. A Iniciativa contou com a presença do deputado da Assembleia da República Carlos Brás, que é também o Presidente da Mesa Assembleia Municipal de Alfândega da Fé.
O Parlamento dos Jovens, criado em 1995, é um projeto desenvolvido pela Assembleia da República Portuguesa com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático junto de alunos do Ensino Básico e Secundário, simulando o processo das Eleições Legislativas de Portugal. Este projeto desdobra-se em três fases: a fase escolar, onde ocorre o sufrágio direto, do qual resulta um plenário em cada escola com os “deputados escolares” eleitos. É nesta fase que se elegem os representantes para a fase Distrital. Nesta estância são eleitos os representantes por Distrito que passam para a fase nacional e onde todos os representantes distritais se reúnem em comissões parlamentares e em plenário com o objetivo de aprovarem um projeto consensual para os deputados da Assembleia da República debaterem.
Este ano o tema abordado no âmbito do Parlamento dos Jovens é “O impacto da desinformação na democracia”. As alunas Lara Vilares, Carina Carneiro, Carolina Lourenço, Maria Tavares e o aluno Rafael Pereira, do 11º A, foram eleitos na fase de sessão escolar e vão representar Alfândega da Fé na fase distrital.
Na Sessão Escolar de Alfândega da Fé participou também a Vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Maria Manuel Silva, em representação da autarquia, que louvou a iniciativa, os participantes e as propostas apresentadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário