Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Lançada versão em PT da iMammalia: a app para registar mamíferos silvestres europeus

 A aplicação (app) iMammalia, criada para promover, por parte dos cidadãos, o registo de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural, está agora disponível em português (PT). Descarregue a app com a versão em PT na Google Play ou na App Store.


A tradução e adaptação da app para português ficou a cargo da organização não governamental de ambiente (ONGA) Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, através de uma colaboração realizada entre a ONGA e o Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha (IREC, UCLM-CSIC-JCCM), em Espanha.

Esta app foi criada no âmbito do projeto europeu MammalNet, que tem como objetivo principal valorizar a potencialidade da ciência cidadã e da ciência aberta aplicada na monitorização de mamíferos silvestres europeus. Promove a colaboração entre os investigadores e os cidadãos para melhorar o conhecimento, a gestão e a conservação dos mamíferos na Europa.

Este projeto, que integra um consórcio de instituições académicas e de investigação europeias, é coordenado pelo IREC, UCLM-CSIC-JCCM e financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

O que é a app iMammalia?

É uma app para dispositivos móveis que permite fazer o registo de observações de mamíferos silvestres europeus no seu habitat natural de forma fácil por qualquer pessoa, mediante o envio de fotografias dos animais e/ou dos seus indícios de presença ou sem registo fotográfico. É uma app simples e intuitiva e não é necessário ter conhecimentos específicos para a usar, já que as imagens/informações enviadas são posteriormente validadas por especialistas. A app inclui informação e fotografias que ajudam a identificar as diferentes espécies de mamíferos europeus, bem como mapas de distribuição das mesmas. O utilizador poderá ver os seus registos e os dos outros utilizadores inseridos num mapa.

Para que servem os dados partilhados através da app?

Os dados das observações partilhados através desta app servem principalmente para mapear a ocorrência e distribuição espacial e temporal de mamíferos silvestres na Europa.

Os dados dos registos das observações de mamíferos contribuirão para quê?

Toda a informação partilhada pela comunidade através desta aplicação ficará disponível em bases de dados de livre acesso na Global Biodiversity Information Facility (GBIF) e será fundamental para promover um maior conhecimento, melhor gestão e monitorização, mais investigação e conservação dos mamíferos selvagens na Europa. A GBIF é uma rede internacional de dados que tem como objetivo fornecer dados de livre acesso sobre a biodiversidade no planeta. Disponibiliza dados científicos sobre a biodiversidade por intermédio de web services. Os dados dos registos de observações de mamíferos partilhados através da app contribuirão, desta forma, para a ciência aberta e aplicada.

Mais informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário