O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, assegura que este será um ano bem melhor que 2022, em termos de campanha, e que a qualidade do fruto é boa. “Pelos dados que temos até agora, a qualidade também, dizem, é boa”.
O presidente espera que este ano seja bom, em termos de campanha. “Sendo a castanha o produto mais importante, em termos económicos, do concelho, havendo muita, claro que, em termos financeiros, as famílias ficam com mais posses e têm outra hipótese de investir noutros produtos. Isso é a economia sempre a circular e ajuda o concelho e a região”.
A feira conta com várias actividades, nomeadamente jornadas técnicas do castanheiro, o concurso concelhio de mel, um encontro micológico, e uma conferência sobre cogumelos, demonstrações culinárias, percursos pedestres, animação com grupos locais e concertos.
A castanha vende-se facilmente fora da feira e, por isso, o certame serve também para divulgar e vender outros produtos locais.
O investimento para a realização da feira ronda os 140 mil euros. O certame abre portas hoje e decorre até domingo.
A feira conta com 75 expositores, de vários produtos locais, além de castanha. Hoje, primeiro dia de feira, Vinhais recebe a cantora Bárbara Tinoco e amanhã Diogo Piçarra.
No domingo realiza-se o Magustão da Família do Tio João, juntando alguns dos ouvintes do programa da Rádio Brigantia.
Sem comentários:
Enviar um comentário