Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Trilho Porto Furado (PR3 Montesinho)


Abrimos a nossa lista dos melhores trilhos de Bragança com o Trilho Porto Furado, um dos percursos pedestres mais emblemáticos do Parque Natural de Montesinho.

O trilho começa e termina na apaixonante aldeia de Montesinho e atinge uma cota máxima de 1300 metros. Pelo caminho irá atravessar um sem número de lameiros e matos pincelados de urze e giesta, observar vários afloramentos graníticos e curiosas formações rochosas que aparentam ter sido talhadas pela mão humana, visitar a albufeira da Barragem da Serra Serrada (alimentada pela ribeira das Andorinhas), a represa e canal romanos do Porto Furado (usados na exploração do ouro) e o Castro Curisco, um conjunto de arte rupestre composto por sete rochas, sendo a mais emblemática a Fraga Medideira.

Aldeia de Montesinho vista do Trilho do Porto Furado

Ao longo do percurso será brindado com maravilhosas vistas sobre o vale do rio Sabor, a Serra da Nogueira, as montanhas de Sanábria e a aldeia de Montesinho, idilicamente encaixada entre ondulantes montes. Em jeito de bónus terá ainda boas probabilidades de se cruzar com raposas, corços e veados e de escutar a brama quando chega a época. Já para ver lobos ibéricos é preciso uma boa dose de sorte… Mas nunca se sabe.


Dica VagaMundos: se gosta de um bom desafio e quer passar um dia em cheio a percorrer os trilhos de Bragança e do Parque Natural de Montesinho pode sempre combinar o Trilho do Porto Furado com o percurso que conduz à icónica casa da Lama Grande, uma antiga casa-abrigo adossada a um dos imponentes penedos graníticos da serra. A casa da Lama Grande esteve muitos anos abandonada, mas vai ser requalificada para funcionar como observatório e centro de ciência, no intuito de promover o Turismo Científico na região. O enquadramento paisagístico em que está inserida é de uma beleza desarmante, ou não ficasse ela localizada num dos pontos mais altos e remotos do Parque Natural de Montesinho. Se seguir esta sugestão, terá de percorrer um total de 23 km. É uma boa tareia, mas tem tanto de exigente como de fantástico!

Informação prática do Trilho Porto Furado
Distância: 8 km
Circular: Sim
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Aldeia de Montesinho


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário