Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Município de Mirandela vai ter orçamento de 46,6 milhões de euros para 2022

 A Assembleia Municipal de Mirandela, aprovou, no início da semana o orçamento e as grandes opções do plano para 2022 do município. São 46 milhões e 600 mil euros.
O executivo justifica este aumento de 15%, superior a 7 milhões de euros face a 2021, com um conjunto de projectos no âmbito da Estratégia Local de Habitação, Plano de Recuperação e Resiliência e ainda do Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua. Para além disso, a autarca Júlia Rodrigues, acrescenta que “tem em conta o facto de o Município ir assumir novas competências no âmbito da ação social para o ano de denominado processo de descentralização entre a Administração Central e as Autarquias”.

“É um orçamento ambicioso, com muito foco naquilo que é a aplicação dos fundos comunitários e na execução das empreitadas que estavam previstas para este ano e que, fruto da pandemia e da ausência de empreiteiros a concorrer aos concursos públicos que ficaram desertos e tiveram de transitar para o próximo ano”, afirmou.

O Grupo Municipal do PSD optou maioritariamente pela abstenção. Se por um lado Paulo Pinto, líder da concelhia, considera que o documento inclui ainda muitas obras pensadas pelo executivo social-democrata, liderado por António Branco, por outro entende que faltam ideias para dinamizar a economia e promover o emprego.

“Ainda continuamos a implementar projectos do anterior executivo. O primeiro executivo autárquico é um desígnio económico e no eixo 1 do orçamento não vemos lá inscritas medidas para alterar a realidade que nos aflige agora. Em mais de 46 milhões de euros, não existe nada, nem sequer uma fotografia, sobre a requalificação do complexo do Cachão. O perguntamos é se a presidente da câmara abandona uma promessa sua que foi bandeira eleitoral na campanha eleitoral de 2017”, afirmou.

Já o CDS optou pela abstenção, com o intuito de dar o benefício da dúvida ao executivo socialista. Ainda assim, José Mesquita diz que o sentido de voto se deve mais ao escasso tempo que foi dado aos deputados de analisar o documento.

“Nós recebemos centenas de folhas no dia 17 de Dezembro, às 19 horas. Todos nós trabalhamos e não temos condições para estar 24 horas por dia ao serviço da política, pelo que não foi possível avaliar para ter uma decisão mais assertiva. Optamos pela abstenção e depois cá estaremos para fiscalizar o que foi ou não foi feito”, afirma o líder do CDS de Mirandela.

Já a CDU votou contra porque, afirma Jorge Humberto, não está de acordo com as prioridades do executivo, incluídas nas grandes opções do plano.

“Depois de um ano muito difícil, o que se pede às câmaras municipais não é só o apoio social para as pessoas mais carenciadas, mas também é uma questão de futuro e que tenha a ver com investimentos para conseguir fixar as pessoas”, refere.

O Orçamento e as grandes opções do Plano do Município foram aprovados pela Assembleia Municipal com 34 votos a favor, 13 abstenções e 2 votos contra. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário