Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Bragança. Liberdade para Recomeçar

 A rede "Find Your Greatness" aborda os desafios destacados por Alba Iulia (Roménia), a cidade líder deste programa, que inclui mais sete cidades da União Europeia: Bragança (Portugal), Voru (Estónia), Wroclaw (Polónia), Candelária (Canárias), Perugia (Itália), Limerick (Irlanda) e Budafok (Hungria). O objetivo é melhorar a estratégia de marketing territorial das cidades, através da cooperação entre cidades europeias, com base no potencial de cada uma, e criar o primeiro programa europeu de desenvolvimento de estratégias de branding para cidades inteligentes (smart cities).
O planeamento da Ação de Pequena Escala (Small Scale Action) decorreu durante as sessões do Grupo Local URBACT de Bragança, que reuniu pessoas de várias instituições e áreas profissionais, do município de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança, do Brigantia Ecopark, do More - Laboratório Colaborativo, da Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano e de empresários locais.


Promover um território no interior de Portugal como local ideal para trabalhar à distância, convidando jovens casais para um novo começo, foi o mote para o município de Bragança lançar o projeto-piloto "Bragança: Liberdade para Recomeçar". Foi um desafio que deu a oportunidade a quatro famílias de desfrutar da experiência de viver e trabalhar em Bragança, durante o mês de maio, em zonas urbanas e rurais. Uma experiência social para pessoas ativas, com o desejo de explorar diferentes ambientes de trabalho e com a possibilidade de desenvolver o seu trabalho à distância, e uma nova abordagem para promover Bragança e a economia local, mostrando-a como o destino ideal para trabalhar à distância, longe de casa, com a flexibilidade e liberdade para desfrutar da vida.

Em apenas oito dias a iniciativa recebeu 1879 candidaturas de Portugal e de outras partes do mundo como Brasil, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Rússia, Noruega e muitos outros. Quatro famílias foram selecionadas para viver em Bragança durante um mês, sendo-lhes dada a oportunidade de experimentar a qualidade de vida de Trás-os-Montes. Esta iniciativa, que lhes permitiu manter as suas rotinas de trabalho à distância, teve lugar durante o mês de maio de 2021 e foi registada num documentário, onde estes "novos Brigantinos" partilham as suas experiências.

Foi assim que um jornalista, uma assessora de comunicação e um gato abraçaram Bragança como sua, mesmo junto ao rio Fervença, no centro da cidade, e uma antropóloga e um produtor audiovisual com as suas duas filhas, viveram na mítica aldeia transfronteiriça de Rio de Onor, localizada no Parque Natural de Montesinho. Dois produtores criativos de vídeo e fotografia escolheram um pombal em Santa Comba de Rossas e um fotógrafo profissional e uma instrutora de yoga online, com sua filha e seus cão e gato, foram hospedados na magnífica aldeia de Montesinho (localizada também no Parque Natural).

"Bem-vindo a este reino maravilhoso. É, de facto, para todos vós, uma oportunidade única de conhecer a verdadeira qualidade de vida que Bragança tem para oferecer àqueles que escolheram viver e trabalhar aqui", afirmou Hernâni Dias, na sessão de boas vindas, destacando que, em Bragança "é possível estar ligado a qualquer parte do mundo e trabalhar, desfrutando de uma região única, ideal para escapar ao ritmo agitado da vida quotidiana, mantendo todas as ferramentas de trabalho necessárias". O presidente do município salientou que "esta iniciativa pretende dar a conhecer todo o potencial do território e, através da partilha da experiência, inspirar quem tiver a possibilidade de continuar a trabalhar à distância, mesmo depois da pandemia, a viver em Bragança".

Ao longo de um mês, estas famílias tiveram total liberdade para explorar, experienciar e trabalhar, contando sempre com o apoio do município caso houvesse algum problema ou fosse necessário esclarecer alguma dúvida.

Ao participarem neste projeto, estes casais esperavam poder "estar próximos da natureza, comer bem... conhecer novas pessoas e novos hábitos", sendo o contexto social atual uma das principais razões para participar neste projeto: "O cansaço psicológico da pandemia levou à necessidade de nos reaproximarmos da natureza".

Como apenas um dos participantes já tinha visitado Bragança antes, há mais de 15 anos, quando questionados sobre o que pensavam de Bragança e do território, responderam que "foi uma surpresa muito agradável" e que Bragança é "uma cidade de muitos contrastes". Por um lado, monumentos com séculos, por outro, o esforço de rejuvenescimento, com equipamentos culturais que realçam a arte contemporânea, ..."

Esta experiência foi considerada um sucesso. "... Recomendo-a a 100%, destacando a forma como fomos recebidos na aldeia e a experiência deve ser repetida em Bragança e replicada em outros lugares de Portugal". "... o trabalho que desenvolvemos em Bragança foi exatamente o mesmo que estávamos a fazer em casa. Apenas mudou a localização."

"Bragança. Liberdade para Recomeçar", permitiu-nos mostrar que Bragança - cidade e zonas rurais - é um território onde o trabalho à distância pode ser melhorado e valorizado e, após a pandemia, pode ser alinhado com uma estratégia de revitalização de aldeias, de crescimento económico e de reforço da coesão social. As características dos territórios interiores, onde a natureza, a cultura e a gastronomia são autênticas, serão uma mais-valia para o futuro destes territórios, que durante anos foram lugares de partida e agora se tornaram lugares de oportunidade e de regresso.

O impacto da iniciativa "Bragança". Liberdade para Recomeçar", associado à estratégia de marketing territorial, permitiu um Retorno sobre Investimento (ROI) de 1.825.507,00 euros.

"Bragança. Liberdade para Recomeçar " é uma Ação de Pequena Escala do projeto "Find your Greatness", o primeiro programa europeu de desenvolvimento de estratégias de branding para cidades inteligentes (smart cities), no âmbito do Programa de Cooperação URBACT.

Texto da autoria de Liviu Stanciu, submetido a 04 de outubro de 2021

Liviu Stanciu
.

Experienced in writing and implementing smart city projects with European funding; Horizon 2020 technical expert, local expert in URBACT projects, strategy development expert Alba Iulia Smart City, communication manager of Smart City pilot projects; responsible for public relations, including communication with the target public and collaboration with local support groups regarding Alba Iulia Municipality`s initiatives. Skilled in communication (member of the communication team of Alba Iulia City Hall), blogging, media, digital marketing, creative writing, social media, graphic design (print and webdesign).

Sem comentários:

Enviar um comentário