Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Trilho da Cascata do Poço Negro (França)


O Poço Negro, uma idílica lagoa alimentada pelas águas do rio Sabor, é uma das mais cintilantes joias naturais do concelho de Bragança, uma autêntica fatia de paraíso escondida no Parque Natural de Montesinho.

Cascata do Poço Negro – Parque Natural de Montesinho

Quando dizemos escondida, não estamos a exagerar. O local é recôndito e não existe nenhum percurso pedestre sinalizado até ao Poço Negro, sendo que o trilho que vamos partilhar consigo foi completamente desenhado por nós. Logo, é imperativo que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo.

Rio Sabor – Trilho da Cascata do Poço Negro

O Trilho da Cascata do Poço Negro, nome com o qual batizámos este percurso pedestre, arranca na praia fluvial da aldeia de França e segue praticamente sempre por estradão de terra batida acompanhando o curso do rio Sabor, que aqui corre no fundo de um frondoso vale pejado de amieiros, freixos e choupos e ladeado por imponentes escarpas que nos fazem sentir como pequenas formiguinhas.


Já perto do final do percurso terá de abandonar a estrada batida e atravessar um enorme lameiro rumo a um exuberante bosque de amieiros onde se esconde a Cascata do Poço Negro, a estrela maior deste trilho de Bragança e Parque Natural de Montesinho.


Dica VagaMundos: se for percorrer o trilho num dia de calor, não se esqueça do fato de banho. As cristalinas águas da lagoa do Poço Negro são verdadeiramente irresistíveis e são sérias candidatas aos melhores mergulhos do ano.

Informação prática do Trilho da Cascata do Poço Negro
Distância: 7 km (14 km ida e volta)
Circular: não
Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial de França

 Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
 Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário