O Poço Negro, uma idílica lagoa alimentada pelas águas do rio Sabor, é uma das mais cintilantes joias naturais do concelho de Bragança, uma autêntica fatia de paraíso escondida no Parque Natural de Montesinho.
Cascata do Poço Negro – Parque Natural de Montesinho |
Quando dizemos escondida, não estamos a exagerar. O local é recôndito e não existe nenhum percurso pedestre sinalizado até ao Poço Negro, sendo que o trilho que vamos partilhar consigo foi completamente desenhado por nós. Logo, é imperativo que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo.
Rio Sabor – Trilho da Cascata do Poço Negro |
O Trilho da Cascata do Poço Negro, nome com o qual batizámos este percurso pedestre, arranca na praia fluvial da aldeia de França e segue praticamente sempre por estradão de terra batida acompanhando o curso do rio Sabor, que aqui corre no fundo de um frondoso vale pejado de amieiros, freixos e choupos e ladeado por imponentes escarpas que nos fazem sentir como pequenas formiguinhas.
Já perto do final do percurso terá de abandonar a estrada batida e atravessar um enorme lameiro rumo a um exuberante bosque de amieiros onde se esconde a Cascata do Poço Negro, a estrela maior deste trilho de Bragança e Parque Natural de Montesinho.
Dica VagaMundos: se for percorrer o trilho num dia de calor, não se esqueça do fato de banho. As cristalinas águas da lagoa do Poço Negro são verdadeiramente irresistíveis e são sérias candidatas aos melhores mergulhos do ano.
Informação prática do Trilho da Cascata do Poço Negro
Sem comentários:
Enviar um comentário