A medida já está aprovada e é mais uma ajuda aos casais, que visa apoiar a natalidade naquele concelho, explica o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.
“A partir de Janeiro, já deliberámos, vamos garantir a gratuitidade da frequência da creche para todas as crianças do concelho. É mais uma aposta na educação das nossas crianças e mais um sinal de que estamos para ajudar a natalidade”, sublinhou.
Esta medida surge a par de outras que o município tem criado no sentido de apoiar as famílias, nomeadamente uma das mais emblemáticas no distrito, que passa pela atribuição de mil euros a cada criança que ali nasce. O cheque de 2021 já foi entregue. Além disso, as vacinas não comparticipadas também são pagas pela câmara, o que acresce 500 euros por cada bebé.
“Este ano foram 17 bebés, a média anda nos 20 por ano, o que é muito baixo. O valor continua a ser de 1000 euros por bebé e as vacinas que o Estado não comparticipa, o que dá um total de cerca de 1500 euros por bebé”, esclarece.
A câmara presta apoios desde a creche até ao ensino superior, nomeadamente na alimentação, transportes e propinas.
“Por um lado, queremos alertar a nível governamental que concelhos como o nosso precisam de medidas diferenciadoras a nível quer dos apoios ao investimento quer da fixação das pessoas”, sublinhou.
Quanto à iniciativa “Bebé do Ano”, cujos cheques foram entregues esta semana, a câmara já apoiou cerca de 520 crianças. Vimioso foi o primeiro município do país a criar este cheque atribuído aos bebés. Inicialmente o valor era de 500 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário