Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Trilho da Ribeira de Ornal (PR4 Vilarinho)


O percurso pedestre da Ribeira de Ornal é outro dos nossos trilhos de eleição em Bragança e Parque Natural de Montesinho. Este percurso circular conta com sensivelmente 8 km de extensão e tem como ponto de partida e chegada à doce aldeia de Vilarinho. E quando dizemos doce é mesmo no sentido literal. O mel de Vilarinho figura entre os melhores do Parque Natural de Montesinho, que o diga o Urso Pardo da Cantábria que em 2019 a visitou e se deliciou com o mel das suas colmeias.


E se Vilarinho casa bem com doçura, o trilho da Ribeira de Ornal conjuga na perfeição com deslumbramento. O percurso acompanha a cénica Ribeira de Ornal e posteriormente o Rio Baceiro da qual é afluente, conduzindo-nos por entre extensos bosques de carvalho-negral, castanheiros e lameiros. Apaixonante!


Para além das belezas naturais, pelo caminho terá a oportunidade de ver vários moinhos comunitários de rodízio, visitar a capela de Santo Amaro (construída no local onde outrora se situava um povoado fortificado da Idade do Ferro) e até mesmo ir a banhos no prazenteiro açude junto à histórica ponte sobre o rio Baceiro.

Atenção: como o Trilho da Ribeira de Ornal tem uma parte considerável do percurso junto à ribeira homónima (que terá inclusivamente de atravessar) e ao Rio Baceiro, nos meses de chuva o percurso pode encontrar-se alagado, logo, intransitável. Se o decidir percorrer no inverno e no início da primavera, recomendamos vivamente que se informe de antemão sobre o estado do terreno.

Informação prática do Trilho da Ribeira do Ornal
Distância: 8 km
Circular: Sim
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Aldeia de Vilarinho

Rota/Track GPS do Trilho da Ribeira do Ornal


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário