Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 16 de outubro de 2022

Apresentado o livro “História do Concelho de Mogadouro"

 O município de Mogadouro apresentou publicamente no sábado (na Feira dos Gorazes) a primeira monografia deste concelho, nove anos após a sua conclusão, com um conteúdo que se situa no período cronológico entre a pré-história até atualidade.


“Esta obra [História do Concelho de Mogadouro - Monografia] é um legado imprescindível que permite descobrir as nossas origens, quem somos, os caminhos que percorremos, como nos fomos agregando, à totalidade do nosso país e do mundo, como fomos construindo a nossa identidade, desde os primórdios da existência de Mogadouro”, disse à Lusa o presidente da câmara, António Pimentel.

O trabalho é da autoria de Raquel Patriarca, Flávio Miranda e Miguel Moreira que contou com o apoio científico de Conceição Meireles Pereira e Teresa Soeiro, ambas da Universidade do Porto (UP).

Este trabalho está divido em seis capítulos, que ao longo de cerca de 500 páginas caracterizam a terra o nome, as gentes, o passando pela origem de Mogadouro, o concelho na idade média, época moderna, Mogadouro contemporâneo, terra de tradições e um retrato do presente.

De acordo com António Pimentel, este trabalho ficou concluído, mas esquecido, há mais de oito anos “e só agora viu a luz do dia”.

“Foram várias as razões que impediram a publicação desta obra, estando pronta a editar há cerca de oito anos e que o anterior executivo (PS), não andou com a iniciativa para a frente. Decidimos editar este trabalho porque reconhecemos a importância essencial que tem para os munícipes do nosso concelho”, vincou o autarca social-democrata.

Para o mentor desta monografia e antigo presidente da câmara de Mogadouro, António Moraes Machado, desta obra emerge uma riqueza arquitetónica religiosa, arqueológica, etnográfica e urbanística e o temperamento das gentes de Mogadouro.

O concelho de Mogadouro estende-se por 758 quilómetros quadrados que abrigam 56 povoações, sendo que duas encontram-se despovoadas desde a década de 90 do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário