Hérmino Alfredo Ferreira foi ordenado a 31 de julho de 1996, por D. Manuel de Jesus Pereira, Bispo de Bragança-Miranda, na altura.
Entre 1975 e 1991, foi missionário no Canadá, nas cidades de Toronto, Ontário, Calgary e Alberta. Neste país desenvolveu voluntariado junto de doentes hospitalizados, mas também em encontros matrimoniais, e ainda dinamizou o ensino bíblico através da catequese.
Já em Portugal, prosseguiu a atividade pastoral como padre, no concelho de Vila Flor (Santa Comba da Vilariça, Vilares da Vilariça, Benlhevai, Trindade, Lodões, Vale Frechoso), em Alfândega da Fé (Vilarelhos, Pombal, Santa Justa, Eucísia, Gouveia, Cabreira), e por fim no concelho de Macedo de Cavaleiros (Grijó de Vale Benfeito). Tendo sido presidente do Centro Social Paroquial de Grijó e docente de Educação Moral Religiosa Católica na Escola EB 2,3 de Macedo de Cavaleiros.
Enquanto pároco colaborou com a “Terras Quentes” – Associação de Defesa do Património do concelho de Macedo de Cavaleiros e com o Museu de Arte Sacra daquele concelho.
Foi membro do Conselho Presbiteral. Jubilou-se em 2012, por motivos de cegueira, passando por diferentes estruturas residenciais para idosos: Centro Social Paroquial de Izeda, Lar o Bem Viver – Vale Pradinhos e, a Fundação Betânia, em Bragança.
Durante a institucionalização em Izeda (2015-2020) colaborou com o pároco da Unidade Pastoral de Santa Maria do Sabor.
Em 2016, na Catedral, assinalou as Bodas de Ouro Sacerdotais e celebrou, a 31 de julho de 2025, 59 anos de ordenação sacerdotal.


Sem comentários:
Enviar um comentário