Rui Miguel Ladeira vai estar em Macedo de Cavaleiros, às 14h00, para a assinatura de um contrato de comodato entre o Governo e o município, que permitirá a cedência de um trator pneumático e de uma máquina de rastos, do tipo bulldozer, destinados à gestão de combustíveis florestais.
Este novo equipamento vai permitir ao município intervir em mais de 80 hectares por ano, contribuindo para a proteção da área florestal do concelho e para a prevenção de incêndios rurais.
No mesmo âmbito, será também entregue uma máquina de rastos à Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, que ficará sediada em Macedo de Cavaleiros e ao serviço de todo o território intermunicipal.
O Governo está a reforçar a prevenção de incêndios rurais com a distribuição de 200 novos equipamentos florestais por todo o país. Entre estes meios destacam-se 18 máquinas de rastos destinadas às Comunidades Intermunicipais, 57 tratores para municípios e Organizações de Produtores Florestais, num total de 285 equipamentos, e ainda 125 viaturas multifunções para transporte de equipas e equipamentos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, essenciais para ações de fogo controlado, gestão florestal e monitorização de agentes bióticos e abióticos.
Os equipamentos integram uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que representa um investimento global de 50 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Sem comentários:
Enviar um comentário