Os consumidores portugueses voltaram a eleger as praias do Azibo como um dos locais de excelência, reconhecendo a Albufeira do Azibo novamente com o Prémio “Cinco Estrelas Regiões, na categoria “Praias”, numa votação que teve mais de 346 mil participantes. O trabalho desenvolvido pelo município de Macedo de Cavaleiros no sentido de melhorar as infraestruturas de apoio e as próprias praias continua a ser reconhecido e, mais uma vez, também a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) voltou a atribuir a Bandeira Azul às praias da Ribeira e da Fraga da Pegada.
“É com grande orgulho que recebemos estas distinções e que, no fundo, validam todo o trabalho que tem vindo a ser feito no Azibo, colocando-o cada vez mais como um destino de férias dos portugueses, e não só”, refere o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros. Benjamim Rodrigues recorda que “em 2020 o Azibo, assim como toda a região do Nordeste Transmontano, foi muito procurado pelos portugueses, que aqui encontraram um local mais calmo, seguro e aprazível para passar uns dias de férias”.
O autarca acredita que no próximo verão, fruto das restrições que vão continuar a existir nas viagens para o estrangeiro, “é expectável que os portugueses continuem a apostar em territórios nacionais para descansar”. “E podem encontrar no concelho de Macedo toda a excelência da gastronomia, da história e cultura, do património geológico e museológico que as Terras de Cavaleiros têm para oferecer”, acrescenta.
A elevada qualidade das praias do Azibo é ainda comprovada pela atribuição do galardão da Bandeira Azul que pelo 18.º e 12.º ano consecutivo distinguem a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, respetivamente. Está assim assegurada a excelente qualidade de toda a zona balnear do Azibo.
Saliente-se que o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critério de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação.
A distinção pretende dar voz às populações de forma a identificar o que de melhor existe em Portugal. A seleção é feita através de um inquérito nacional, com nomeações diretas pela população de modo a identificar os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses ao nível de elementos culturais; recursos naturais; monumentos e património; aldeias, vilas e cidades; gastronomia e produtos naturais e típicos do nosso país. Na edição de 2021 participaram mais de 346.000 portugueses.
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