(colaboradora do Memórias...e outras coisas...)
Sim… há dias felizes, sobretudo quando, em situações menos agradáveis, encontramos alguém que se coloca no nosso lugar e nos ajuda a resolver um problema. Aconteceu ontem, quando me preparava para entrar no cinema. Para tal era necessário apresentar o comprovativo da vacinação. Por qualquer razão, o meu certificado não estava a conseguir ser lido no telemóvel. Dada a exigência na entrada do espaço e perante a evidência de eu ter de abandonar o mesmo foi a funcionária de serviço que me ajudou a procurar outras alternativas. E conseguiu. Manifestava uma facilidade no manuseamento das tecnologias bem superior à minha – eu sou mais analógica –. A disponibilidade da funcionária e a sua empatia permitiram que a barreira fosse ultrapassada.
A propósito revisitei os “meus escritos” e reli um ensaio que tinha tentado sobre “empatia” – esta capacidade que algumas pessoas têm de se colocar no lugar do “outro” e experimentar, de forma objectiva e racional, viver a situação do seu semelhante. A empatia pressupõe altruísmo. Capacidade de ajudar e não julgar. Pressupõe que nós nos descentremos dos nossos problemas para conseguir alargar o nosso foco de atenção. Pressupõe ultrapassar a barreira do egoísmo, do medo do desconhecido e do preconceito relativamente ao que julgamos diferente.
Provavelmente, todos seríamos mais felizes se tentássemos usar essa capacidade mais vezes. Ela não é genética, mas passível de aprendizagem. Sempre a partir do exemplo. Em primeiro lugar na família, quando é possível… Na escola deveria ser sempre possível…. Não tem porque não ser.
Como diz a voz popular, a família não se escolhe. Quanto à escola, está muito nas mãos de quem a frequenta, nos seus diferentes papéis, desenvolver práticas em que a empatia seja praxis. Na Dinamarca a empatia ensina-se desde os primeiros anos na escola. Implementada como área obrigatória dos 6 aos 16 anos. Com uma duração diária de uma hora, explora as vertentes da empatia afetiva, cognitiva e reguladora de emoções. Os responsáveis afirmam que esta prática ajuda os alunos a construir relacionamentos, evitar o assédio e obter sucesso.
Não podemos comparar-nos com a Dinamarca, não temos o seu capital económico, mas temos um capital humano infindável, temos um manancial de predicados – somos solidários, abertos ao mundo, transparentes, prestativos … – o que nos faz sobressair, em qualquer parte do mundo, e pelas melhores razões.
A forma como as escolas se podem organizar já aponta para a implementação de práticas diferenciadoras, a realizar através de projectos capazes de fazer a diferença, capazes – quem sabe! –, de construir outros rankings, de inventar outros “quadros de honra”, que evidenciem competências humanistas.
Assim, numa escola que se diz - universal, obrigatória e gratuita- , é urgente promover aprendizagens que sejam significativas, desenvolvidas através de práticas e processos de aprendizagem e formação cooperada que desenvolvam a capacidade de reflexão e competências de comunicação capazes de levar os alunos a assumir compromissos e rotinas de entreajuda.
8.12.2021
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