Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

‘Património a Norte’ leva a guitarrista Marta Pereira da Costa a Sambade

 A penúltima etapa da iniciativa “Património a Norte” acontece na igreja matriz de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, no próximo sábado, com a presença de Marta Pereira da Costa, responsável pelo segmento musical com a sua guitarra portuguesa, e do chef António Vieira, que assumiu a confeção da degustação gastronómica, indicou fonte da Direção-Regional de Cultura do Norte.


Distinguida, em 2014, pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”, Marta Pereira da Costa é a primeira profissional feminina do mundo a tocar a Guitarra Portuguesa no Fado. Historicamente, a Guitarra Portuguesa esteve sempre associada ao homem como músico, e cingida maioritariamente ao Fado, como linguagem. Marta Pereira da Costa veio romper essa tradição e apresentar uma nova Guitarra Portuguesa como “voz” do seu projeto.

O chef António Vieira ficou encarregue de dar a conhecer o património gastronómico local. Partilhará produtos e iguarias que integram o imaginário coletivo da região, confecionados com técnicas ancestrais.

Construída no lugar de um templo anterior, a Igreja Matriz de Sambade foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, de quem há uma imagem, em mármore, inscrita no nicho da fachada posterior do templo. Exemplo de arquitetura barroca e neoclássica, a igreja de Sambade desenvolve-se em planta longitudinal, com capela-mor mais baixa e mais estreita que a nave, uma torre sineira no plano da fachada, a sacristia do lado Norte e, do lado oposto, um anexo denominado Casa das Almas. A fachada principal, bastante recortada, é rematada por um frontão interrompido de aletas, com cruz ao centro. O portal apresenta uma configuração semelhante à da fachada, com frontão semicircular, interrompido pela janela, de linhas curvas, que se projeta a partir do centro do frontão. No interior, destaca-se a talha rococó dos altares e ainda o retábulo-mor.

O programa “Património a Norte” tem como grande objetivo a valorização de espaços patrimoniais de seis concelhos: Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras. Organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), juntamente com várias autarquias e instituições eclesiásticas, trata-se de um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas e ações de gastronomia com vista à aproximação da população residente e à captação de novos públicos turístico-culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário