Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Isabel Ferreira defende criação de eurorregião com Castela e Leão

 O atendimento em farmácias de fronteira, o alargamento do 112 transfronteiriço a mais zonas do país e a criação de laboratórios colaborativos de âmbito ibérico estão entre os projetos que portugueses e espanhóis defenderam na reunião dos novos Comités Setoriais da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal – Castilla y León (CT NORCYL), que se reuniram pela primeira vez na passada quarta-feira, em Bragança.


A autarca de Bragança, Isabel Ferreira, defendeu uma aproximação da região Norte à zona de Castela e León, uma vez que neste momento, está mais ligada à cooperação com a Galiza. “Nós temos os mesmos desafios, os mesmos problemas que tem Castela e Leão, mas faz todo sentido aumentar esta cooperação e trabalharmos como uma eurorregião, até envolvendo a zona Centro de Portugal. Portanto, seria o Norte, o Centro e Castela e Leão para podermos depois ter programas transfronteiriços também específicos para esta cooperação”, acrescentou Isabel Ferreira que destacou a importância de a reunião ter sido realizada em Bragança. “É um ponto estratégico territorialmente para a colaboração com Castela e Leão”, sublinhou.

Nessa eurorregião caberia o 112 transfronteiriço, já a funcionar em alguns municípios do Minho, um dos projetos que a autarca gostaria de ver alargado a outras zonas do país. “A pessoa tem uma emergência médica é socorrido e atendida pelos serviços tiverem mais próximos. Seria bom aumentar também cada vez mais esta cooperação no âmbito da proteção civil e respostas de emergência. Há sempre colaboração, naturalmente, mas podemos sempre fazer esta cooperação de forma mais institucional e mais musculada”, defendeu a autarca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário