sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Livro “Ritmos Tradicionais Mirandeses” preserva e dá a conhecer sonoridade específica da caixa e do bombo

 Dar um novo contributo para a divulgação e preservação do património musical das terras de Miranda é um dos objectivos do livro “Ritmos Tradicionais Mirandeses” da autoria de Alexandre Meirinhos e Rui Rodrigues.
A publicação promove uma recolha de ritmos específicos que caracterizam o “toque mirandês”, com destaque para os instrumentos da caixa e bombo, dois terços do trio dos gaiteiros, como explica o professor e músico Alexandre Meirinhos. “São ritmos específicos da terra de Miranda e o objectivo o livro foi registá-los, também para não se perderem e para não se deturparem e, ao mesmo tempo, para dar a conhecer ao maior número de pessoas. Um gaiteiro sozinho não é nada, quando se fala de gaiteira fala-se do trio, a gaita-de-fole, a caixa e o bombo”, afirma.

Esta recolha escrita é um trabalho na área da percussão que, segundo Alexandre Meirinhos, não tinha ainda sido feito. “Faltava este trabalho, as pessoas normalmente têm ideia que se pega no bombo e na caixa e desenrasca-se, mas não é bem assim. Daí a importância deste registo destes ritmos, que são específicos para cada música, para o repasseado e outros ritmos existe um toque próprio, que deve ser dessa forma e não de outro”, afirmou.

O livro inclui também o registo musical dos ritmos mirandeses em pauta para caixa de guerra e bombo, exercícios práticos e um CD com gravações dos toques, podendo ajudar quem queira aprender a tocar estes instrumentos.

Os textos do livro “Ritmos Tradicionais Mirandeses” estão em três línguas: português, mirandês e inglês.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário