quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Macedo, Vinhais e Miranda vão dinamizar programação cultural em rede

 Os municípios de Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Miranda do Douro submeteram e viram aprovada uma candidatura conjunta ao programa Património Cultural – Programação Cultural em Rede Imaterial do Norte 2020.


E o objetivo é dinamizar a programação cultural em rede entre os três concelhos com elementos da região, como explica Antónia Morais, Chefe da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros:

“Tendo sempre como base a co-produção e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes, nomeadamente culturais, naturais, envolvendo sempre a participação da comunidade e dos grupos culturais locais.

O objetivo é haver produções específica no âmbito desta candidatura em rede entre os três concelhos, que sejam identitários da nossa cultura tradicional.

Por exemplo, se houver uma peça de teatro organizada no âmbito desta candidatura, será itinerante entre Macedo, Vinhais e Miranda.”

Cada município vai receber 75 mil euros para desenvolver atividades.

Se a situação pandémica o permitir, deverão realizar-se na primavera e no verão:

“Como estamos a entrar outra vez em confinamento, provavelmente isto vai atrasar um pouco o processo. Há um trabalho por trás que tem de ser feito, por parte das entidades que vão levar a cabo esta iniciativa, mas se tudo correr bem, na primavera e verão já poderemos estar a pôr a candidatura ao serviço das pessoas para que possam usufruir.

Que no verão possamos ter um ambiente cultural mais apetecível, mas de facto isso depende muito do estado de saúde do país e do mundo.”

A candidatura chama-se “Simbiose” e é financiada a 100%.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário