quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮 𝟭𝟬𝟬 % 𝗮 𝘃𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮𝗹

 𝙊 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞́𝙥𝙞𝙤 𝙙𝙚 𝘽𝙧𝙖𝙜𝙖𝙣𝙘̧𝙖 𝙨𝙪𝙥𝙤𝙧𝙩𝙤𝙪, 𝙣𝙖 𝙩𝙤𝙩𝙖𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚, 𝙤𝙨 𝙘𝙪𝙨𝙩𝙤𝙨 𝙧𝙚𝙡𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙫𝙖𝙘𝙞𝙣𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙖𝙣𝙞𝙢𝙖𝙡 (𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚𝙧𝙞𝙖𝙢 𝙖𝙨𝙨𝙪𝙢𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙤𝙨 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨), 𝙣𝙪𝙢 𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙜𝙡𝙤𝙗𝙖𝙡 𝙙𝙚 70 𝙢𝙞𝙡 𝙚𝙪𝙧𝙤𝙨.


No total, 2.850 bovinos, com idade igual ou superior a dois anos, e 30.100 pequenos ruminantes (ovinos e caprinos), jovens e adultos, legalmente registados no Concelho de Bragança, foram vacinados no âmbito do protocolo celebrado, em maio de 2020, com o Agrupamento de Defesa Sanitária – Associação de Criadores de Gado de Bragança, que visou o desenvolvimento (até ao final do mês de dezembro de 2020) de ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina dos ovinos e caprinos.

Através deste protocolo, o Município de Bragança pretendeu apoiar os criadores e produtores pecuários do concelho, suportando os custos obrigatórios relacionados com a sanidade animal, reduzindo, assim, o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações e mitigando os prejuízos relacionados com as quebras nas vendas de carne e escoamento de produtos, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Recorde-se que têm vindo a ser desenvolvidos, em todo o País, diversos programas de erradicação e vigilância de doenças de animais e ações de controlo para a prevenção de doenças constantes do Programa Nacional de Saúde Animal (PNSA), nomeadamente em bovinos, ovinos e caprinos.

A execução do PNSA (que implica a realização de um conjunto de ações de caráter profilático e sanitário, análises laboratoriais e abate sanitário de animais) representa um custo que é suportado, em grande parte, pelos criadores e produtores que detêm os animais e a que estão legalmente obrigados.

E̲m̲ ̲2̲0̲2̲1̲,̲ ̲o̲ ̲M̲u̲n̲i̲c̲í̲p̲i̲o̲ ̲d̲e̲ ̲B̲r̲a̲g̲a̲n̲ç̲a̲ ̲v̲a̲i̲ ̲c̲o̲n̲t̲i̲n̲u̲a̲r̲ ̲a̲ ̲f̲i̲n̲a̲n̲c̲i̲a̲r̲ ̲a̲ ̲1̲0̲0̲ ̲p̲o̲r̲ ̲c̲e̲n̲t̲o̲ ̲a̲ ̲v̲a̲c̲i̲n̲a̲ç̲ã̲o̲ ̲a̲n̲i̲m̲a̲l̲ ̲n̲o̲ ̲̲co̲n̲c̲e̲l̲h̲o̲.̲

Sem comentários:

Enviar um comentário