Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Bombeiros de Bragança recebem, com cada vez mais atraso, pagamento dos hospitais

 É cada vez maior o atraso de pagamento dos hospitais aos Bombeiros Voluntários de Bragança pelos serviços prestados pela corporação


A crítica foi deixada pelo presidente da Associação Humanitária, ontem, na cerimónia de comemoração da padroeira dos Bombeiros de Bragança, a Nossa Senhora da Conceição. Segundo Luís Gonçalves, a demora está a sufocar as contas da associação. "Ao longo deste último ano veio a degradar-se a forma de pagamento das entidades tuteladas pelo Estado. Não acreditamos que não é uma opção destas entidades de saúde. Será uma falta de dinheiro que não é transferido pelo Estado central. A verdade é que as pendências têm aumentado e têm sufocado a tesouraria da associação. Há sensivelmente um ano, o atraso andava na ordem dos 60 dias e agora anda em cerca de 150, com tendência a aumentar".

A partir de Janeiro, os Bombeiros de Bragança vão ainda sofrer um corte na tesouraria, uma vez que foi ajustado o protocolo entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e o INEM, o que significa uma diminuição do pagamento dos serviços prestados. Luís Gonçalves não entende esta alteração, até porque o valor atribuído já não era suficiente para suportar o custo dos combustíveis. "Desde 2012 não é actualizado o valor do quilómetro e os valores do combustível têm aumentado exponencialmente. Depois, em contra ciclo, é reduzido o valor que vai ser transferido para as associações. Bragança é a maior corporação do distrito e muitas vezes efectuamos INEM fora da nossa área geográfica. Este protocolo veio prejudicar-nos".

Diariamente, a corporação faz, em média, 8 mil quilómetros. Na cerimónia esteve o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e ex-comandante dos Bombeiros de Bragança, José Fernandes, que disse também não concordar com o novo protocolo. "Concordo plenamente com o protesto que foi aqui mencionado. Este protocolo, não só aos bombeiros de Bragança, mas a muitos do país, é muito desfavorável. Este protocolo fez o recálculo dos serviços que estávamos a prestar e isso para Bragança vai-se materializar numa perda de cerca de dois mil euros por mês".

Como já é habitual, neste dia de comemorações, foram medalhados elementos da corporação. Carlos Martins, que assumiu o comando, em regime de substituição, aproveitou para agradecer a dedicação dos bombeiros e admitiu que não irá fazer grandes mudanças. "Costuma-se dizer que em equipa que ganha não se mexe, mas obviamente que vou nomear um segundo comandante. Temos um protocolo e métodos de trabalho bem definidos, que têm respondido às necessidades. Irei ajustar pequenas coisas mas não vou fazer grandes alterações".

Este ano, o mau tempo e a pandemia condicionaram a cerimónia, mas não deixou de ser feita uma cerimónia dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário