Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

José Mário Leite lança novo romance histórico

 Acaba de chegar às livrarias o novo romance histórico do escritor moncorvense José Mário Leite, colaborador do Mensageiro de Bragança.
Trata-se de “A formosa Pelicana”, que versa, sobretudo, sobre o período histórico em Torre de Moncorvo sobre Violante Gomes, moncorvense mãe de D. António Prior do Crato, que sucedeu a D. Sebastião no trono de Portugal.

“A Formosa Pelicana é um romance histórico cuja ação se desenrola, principalmente no nordeste e, muito particularmente, em Torre de Moncorvo, num dos períodos mais excitantes do importante burgo nordestino, onde, a par com a mulher mais bela de Portugal, se cruzaram portugueses e espanhóis, cristãos, judeus e marranos, juízes, duques, infantes, almocreves e agricultores, padres, frades, inquisidores e irmãos do Santo Ofício, poetas, clérigos e saltimbancos, homens honrados, mercenários e salteadores, traidores, fiéis, esbirros e espiões, refugiados, aventureiro e invasores”, narra o autor.

Ao longo de mais de quinhentas páginas, José Mário Leite debruça-se sobre vários aspetos dos personagens na sua grandiosidade e pequenez, fidelidade e traição, crença e suspeição, lealdade e conspiração, amor e ódio. A religião, crendice e política, são igualmente abordadas testemunhando dramas, glória, sucessos e infortúnios da Idade Média num dos maiores centros políticos, religiosos e administrativos do norte de Portugal.

Este é o quinto livro a solo escrito por José Mário Leite, e requereu cinco anos de estudo.

“Tem muita pesquisa por trás. Andei cinco anos a pesquisar para me documentar. Tem, depois, a parte do romance, a parte que é ficção. Nos aspetos de que não há registo, é ficcionado. Das partes que há várias versões, escolhi a que mais me interessava”, concluiu, em declarações ao Mensageiro de Bragança.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário