As aves descendem dos terópodes, um grupo de dinossauros extremamente diverso. Ao longo da sua evolução, estes dinossauros conquistaram o habitat terrestre e, no final do Jurássico Superior, através das aves, foram capazes de conquistar também os ares. Podemos dizer que as aves são os únicos descendentes diretos de dinossauros que sobreviveram à extinção.
Reconstituição de um embrião de dinossauro Oviraptorossauro prestes a eclodir. Fonte: Lida Xing/New Scientist. |
Mais recentemente, em dezembro passado, foi descoberto na China um dos embriões de dinossauro mais completos e preservados de sempre, que permitiu lançar novas luzes sobre a evolução e o comportamento das aves. O embrião, batizado de "Bebé Yingliang", foi descoberto em Ganzhou, no Sul da China, e pertence a um dinossauro terópode desdentado. Terá entre 72 a 66 milhões de anos e encontrava-se extremamente bem conservado dentro de um ovo de dinossauro fossilizado. O estudo deste embrião está a permitir compreender melhor a relação entre o comportamento das aves modernas e os extintos dinossauros.
Imagem do “Bebé Yingliang”. Fonte: Xing et al./ISCIENCE. |
O “Bebé Yingliang” foi identificado como um membro da micro-ordem Oviraptorosauria, com base no crânio profundo e sem dentes. Estes animais são um grupo de dinossauros terópodes emplumados, estreitamente relacionados com as aves atuais.
Segundo explicaram os investigadores, as aves desenvolvem uma série de posturas dobradas, nas quais dobram o corpo e metem a cabeça debaixo da asa pouco antes de eclodir. Os embriões que não são capazes de realizar essas posturas têm mais probabilidades de morrerem e não conseguirem eclodir.
Ao compararem o “Bebé Yingliang” com os embriões de outros terópodes, dinossauros saurópodes de pescoço longo e aves, a equipa sugeriu que o comportamento de dobramento, que se considerava exclusivo das aves modernas, evoluiu pela primeira vez nos dinossauros terópodes não avianos há muitas dezenas ou centenas de milhões de anos.
Ilustração "Dino into bird" por Mark Hallett. Fonte: Os Big 5+ - Os maiores terópodes da Europa, Marco Schade. |
O estudo deste fóssil sugere, desta forma, que estes dinossauros desenvolveram posturas semelhantes às das aves perto da eclosão e que a postura agora observada neste embrião é semelhante à dos embriões das aves atuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário