Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Dois Caretos de Podence vão integrar elenco de peça de teatro criada pela companhia do renomeado encenador Marco Martins

 Dois elementos dos Caretos de Podence e um de Baçal foram selecionados para participar de uma peça de teatro produzida pelo Arena Ensamble, a companhia criada pelo premiado encenador e cineasta Marco Martins e pela atriz Beatriz Batarda.


Wild, que em português significa “Selvagem”, tem como elemento central da história a máscara, revela Mariana Brandão, coordenadora de produção:

“A peça foi inspirada num livro de um fotógrafo francês para chegar ao tema da máscara num contexto das mascaradas carnavalescas que acontecem em toda a Europa e em vários pontos do mundo, e que corresponde à renovação e aos ciclos naturais.

É uma peça composta por um elenco não profissional, todo ele a partir de caretos, ou seja, pessoas que dão corpo a estas manifestações.”

Até agora, do elenco fazem parte os três selecionados transmontanos e outros mascarados internacionais:

“Felizmente temos um coprodutor transmontano, que é o município e o Teatro Municipal de Bragança, e desta forma aproximamo-nos de uma série de grupos de caretos de Trás-os-Montes, dos quais fazem parte dois elementos de Podence.

Temos também participantes italianos, da zona da Sardenha, e de outras localidades, portanto, é uma coprodução internacional, também com um elenco internacional.

Estamos agora a terminar a seleção dos participantes, o elenco ainda não está fechado, e a seguir entraremos em estúdio para criar a peça num regime de ensaios mais intensivos.”

Rafael Costa é um dos dois Caretos de Podence que integram os personagens e conta que está a ser uma boa experiência:

“É sempre uma responsabilidade levar o nome dos caretos e é bom trabalhar com estas pessoas, em outra vertente.

Está a ser muito interessante participar com o pessoal da Arena Ensemble, como por exemplo com a Rita Cabaço, que nos ajuda nos ensaios, assim como toda a equipa.

É a minha primeira experiência no mundo do teatro e espero que seja para continuar, pois nunca pensei que iria gostar tanto.”

Os ensaios já estão a decorrer e não se vão restringir a Portugal:

“Ainda estamos na parte dos ensaios. Começamos por fazê-los em Bragança mas agora vamos à Macedónia e depois a Itália, onde vamos ensaiar com os elementos de lá que também compõe o elenco.”

Uma nova experiência que é uma mais-valia para os Caretos de Podence, considera o presidente do grupo, António Carneiro:

“É tudo um contributo para manter esta tradição cada vez mais visível e com outros atrativos.”

A estreia de “Wild” está marcada para os dias 25, 26 e 27 de março no Culturgest em Lisboa, seguindo para o Teatro Rivoli no Porto a 1 e 2 de abril, e nos dias 8 e 9 do mesmo mês vai estar  no Teatro Municipal de Bragança. Já há também marcações para Itália nos dias 24 e 29 de abril.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário