segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Projecto "Simbiose" visa promover o património cultural e ambiental dos municípios de Vinhais, Macedo e Miranda

 Os municípios de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro fizeram uma candidatura conjunta ao programa Património Cultural – Programação Cultural em REDE Imaterial do NORTE 2020, que foi agora aprovada.
Através da candidatura, estes três municípios vão ter apoios financeiros aos investimentos que visem promover a dinamização e desenvolvimento do património cultural e ambiental, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, município que formalizou a candidatura, considera que as tradições vão ser fortemente valorizadas.

“A candidatura vai permitir, com a verba que cada município irá receber, desenvolver várias actividades no sentido de valorizar ainda mais o património natural e cultural de cada um dos nossos concelhos, no sentido de divulgar outras tradições”, nomeadamente através “da recolha de canções e de lendas”, afirmou o autarca.

Além de ter como objectivo projectar a imagem da Região Norte, por via da realização de eventos associados ao património e à cultura, a temática ambiental assume também grande importância.

“O facto destes municípios estarem dentro da Meseta Ibérica permite fazer uma divulgação e valorizar o território. A ideia é, com as actividades, trazer gente para os territórios e através de outro tipo de campanha divulgar outros locais que temos no concelho”, acrescentou

Luís Fernandes explica que a candidatura foi apresentada entre estes três municípios dadas as semelhanças que os concelhos têm. A “Simbiose” prevê também a intensa participação da comunidade e de grupos culturais locais para que sejam valorizados os elementos identitários de Trás-os-Montes.

A taxa de cofinanciamento é de 100%. Cada município vai receber 75 mil euros. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário