Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Alfândega da Fé vai assinalar efeméride com iniciativas culturais

 Com o tema “Passados complexos: futuros diversos”, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado em Alfândega da Fé, a 18 de abril, com iniciativas culturais que se enquadram na temática definida para este ano e que se estendem para lá desta data. Com as tradições e as memórias como pano de fundo, o Município de Alfândega da Fé propõe um programa que liga o passado e o presente, projectando o futuro, num claro convite para que os participantes façam parte desta construção.

A não perder:

- Visita Guiada Virtual “Somos Tradição com Futuro” | Online a 18 de abril

No dia de 18 de abril vai ser lançada nas redes sociais uma visita guiada virtual que percorre e une os Roteiros de Arte Urbana e Roteiro da História, numa uma visão abrangente, que vai do passado à modernidade, utilizando a arte como base de liberdade interpretativa.

- Exposição fotográfica "Via Estreita" de Carlos Cardoso | CIT - 05 de abril a 13 de junho

O aspecto de abandono e degradação exponencial da maioria das estações e apeadeiros foi o motivo do registo fotográfico do seu traço arquitectónico profundamente português, sendo o oposto do que se constrói hoje na era global. Conseguem ter uma beleza ímpar e contar hábitos regionais em azulejos, o que as torna únicas no mundo.

Em paralelo,

- Exibição do documentário "Pare, escute e olhe" (2009) de Jorge Pelicano | CIT - 05 de abril a 13 de junho

- Concurso de Fotografia (RE) Viver Tradições

Tradições, artesanais, memórias, hábitos, ainda praticadas ou não, porque o objetivo é fazer recordar, (re) viver, dar a conhecer e experienciar algumas das práticas constituem a nossa cultura identitária e que representam o passado, molda o presente e projetam o futuro das gerações.)

Datas: Envio de fotografias até 16 de maio

Votações abertas através de "likes" a partir de 18 de maio até 20 de junho

Seleção das 3 melhores fotografias com prémios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de Abril funcione como um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário