Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 16 de janeiro de 2022

Alguém os ouviu falar de Cultura?

 Os líderes partidários e os debates televisivos. Desses muitos milhões, de que se fala, e que cada um se acha mais legitimado para gerir, qual deles se lembrou de falar também de Cultura, do quanto importa investir também na Cultura?


Ignorar que para uma vida verdadeiramente humana, para além do direito à Saúde, à Educação, ao Trabalho, à Habitação, à Justiça, há também o direito à Cultura, como indispensável à dignidade e ao livre desenvolvimento da personalidade de cada um (como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948), traduz um grave retrocesso civilizacional.

A Cultura é o caminho para a humanização, é com ela que se constrói uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária. Até porque o direito à Cultura está na base dos outros direitos. O homem sem Cultura será sempre o mais enganado, o mais humilhado e o mais explorado.

Só que tem pela frente um problema insanável: investir na Cultura não é garantia de muitos votos. Por isso, falar de Cultura para quê?

Alexandre Parafita

Sem comentários:

Enviar um comentário