Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Presidente da câmara de Vinhais tem “esperança” que a Feira do Fumeiro aconteça presencialmente

 A Feira do Fumeiro, em Vinhais, está programada para o segundo fim-de-semana de Fevereiro mas corre o risco de não acontecer
Esta é a quadragésima segunda edição do certame mas, por causa da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, poderá ter que se fazer apenas no formato online.

Um pouco por todo o país têm sido cancelados alguns certames, feiras e eventos, devido ao aumento do número de casos de Covid-19. Se a situação se mantiver ou piorar, o presidente da câmara, Luís Fernandes, teme o pior, contudo, para já, não há nenhuma certeza. “Nós, o que temos é dúvidas, mas continuamos a manter a esperança de conseguir fazer a feira presencialmente, obedecendo, como é claro, a todas as indicações da Direcção-Geral da Saúde, no caso de ser necessário. Fruto do que está a acontecer e de como as coisas estão, infelizmente não estão nada positivas, com o aumento de casos de Covid-19, não sabemos mesmo, para já, o que fazer. Ainda assim, vamos manter a disponibilidade e pensar que vai ser possível”, esclareceu Luís Fernandes.

No ano passado, a venda de fumeiro e produtos da terra fez-se através da internet. Nos dias em que a feira decorreu foi a própria câmara que suportou os custos de envio de produtos para os consumidores. Foi também de forma virtual que aconteceram os workshops e jornadas que costumam fazer parte do cartaz. Se o cenário se voltar a repetir, Luís Fernandes garante que os produtores serão novamente ajudados. “Se não for presencial, se não se puder realizar, temos a certeza que vamos apoiar os produtores de fumeiro, tal como fizemos no ano passado, com a realização da feira on-line. Sabemos, por exemplo, que a Feira do Porco, de Boticas, não se vai realizar. Contudo, esta feira acontece, anualmente, por esta altura e a nossa aconteceria no segundo fim-de-semana de Fevereiro, portanto vamos aguardar”, vincou ainda.

A Feira do Fumeiro, em Vinhais, é dos certames mais importantes para o concelho e para a região. É também um dos mais antigos e costumava atrair cerca de 80 mil visitantes, ao longo do fim-de-semana em que decorria.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário