Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Forças Armadas em Bragança para consciencializar crianças e jovens para o seu papel na sociedade

 Ontem, começaram por estar com alunos do 9º e 12º ano, através de conferências e depois foi a vez de os mais novos poderem ter algumas experiências lúdicas


E se o tema era as Forças Armadas nada melhor que o Castelo de Bragança onde está um museu militar para saber mais sobre o papel da força aérea, marinha e exército. Os mais novos estavam em pulgas para participar em todas as actividades e parecem ter aprendido bem a lição.

"Já aprendemos a marchar e a pôr-nos em sentido. Já vimos também várias armas. Estou a gostar muito", disse uma criança.

Já na escola Emídio Garcia, os mais velhos, do 9º e 12º ano, aproveitaram para tirar algumas dúvidas. O Chefe Maior da Força Aérea, Cartaxo Alves, pôde esclarecer os jovens e admite que ainda há algum desconhecimento.

"Não há um conhecimento muito certo das Forças Armadas mas eles sabem que estamos ao serviço das populações. As novas gerações já sabem, já conhecem. Não conhecem na profundidade é as oportunidades que podem ter dentro das Forças Armadas e, principalmente, como é que o seu futuro pode estar ligado às Forças Armadas".

Este é o arranque de muitas actividades em Bragança, onde em Julho do próximo ano se vai comemorar os 71 anos da Força Aérea. Com concertos, exposições de aviões e um festival aéreo no aeródromo da capital de distrito.

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, considera que a coesão territorial pode também ser feita através das forças armadas, com a criação de uma base aérea.

"Seguramente teria espaço para se desenvolver. Não andamos no mundo da ilusão e compreendemos que essa possa ser uma situação que não aconteça amanhã mas não sabemos. Se o futuro aeroporto internacional vier a ser construído num determinado ponto do país será necessário que a Força Área tenha outro espaço para se instalar. Porquê não haver esta oportunidade para Bragança?".

No final foi ainda arriada a Bandeira Nacional.

Alunos do 4º, 9º e 12º ano de Bragança puderam saber mais sobre as Forças Armadas durante o dia de ontem.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário