terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Câmara de Vinhais vai ajudar munícipes carenciados a pagar a renda de casa

 A câmara de Vinhais vai apoiar os munícipes em situação de carência financeira que têm dificuldades em pagar a renda habitacional.
Trata-se de um apoio pecuniário, que visa ajudar a superar as dificuldades económicas e sociais sentidas por famílias que se encontram em situação desfavorecida.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, explica que as inscrições para obter o apoio decorrem duas vezes por ano. "Temos duas épocas específicas para candidaturas, nos meses de Janeiro e de Junho. Pretendemos ajudar as pessoas com mais dificuldades no pagamento de rendas. O próprio mercado imobiliário beneficia com a medida porque poderá haver pessoas que recorrem ao arrendamento".

A câmara tem um Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Mais Desfavorecidos, em que estão estabelecidos os critérios para obter esta ajuda ao arrendamento. "Podem candidatar pessoas isoladas ou inseridas em agregado familiar, com residência e que sejam recenseados no concelho há pelo menos um ano e cujo rendimento “per capita” seja igual ou inferior a 50% do indexante dos apoios sociais", disse Luís Fernandes.

Segundo avançou o presidente da câmara, já foram apoiadas mais de 20 famílias desde que o apoio foi criado. Questionado sobre a verba que há para esta fase de candidaturas, disse ainda que está estimada.

Este apoio ao arrendamento foi criado em 2020. As candidaturas ao Programa de Apoio ao Arrendamento decorrerem durante o mês de Janeiro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário