Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Agrupamento de Escolas de Macedo entre os melhores classificados do prémio dos Clubes Europeus 2020/2021

 Conseguiu o 11º lugar numa lista de 100 estabelecimentos de ensino do país.
O tema deste ano letivo foi o “Pacto Ecológico Europeu ‐ O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável” e agora o projeto que apresentaram vai ser desenvolvido pelos alunos, explica Rita Bento, Coordenadora do Clube Europeu de Macedo:

“Como fazemos parte da rede de clubes europeus, apresentamos um trabalho para desenvolver com os alunos ao longo do ano, com o qual eles vão ser estimulados a fazer trabalhos e pesquisa sobre a importância do caminho de ferro, não só económica mas também ambiental. O projeto vai no sentido de fazê-los perceber a importância da ferrovia para uma mobilidade sustentável e para encurtar distâncias.

Os alunos envolvidos neste trabalho vão desde o 1º ciclo ao 12º ano.

Um dos projetos que envolve a articulação entre ciclos consiste numa explicação feita pelos alunos do 11º ano aos do 1º ciclo sobre a importância do caminho de ferro. Depois vamos também tentar dinamizar uma atividade com os meninos do 1º ciclo no âmbito da qual eles vão fazer um comboio com material reutilizado.

Isto é trabalhado também entre as diferentes disciplinas para poder acrescentar os conteúdos temáticos.”

Um tema para o qual os alunos estão sensibilizados:

“Penso que sim, até porque eles próprios reconhecem a carência que é o caminho de ferro aqui na região.

Queremos provar que a existência do caminho de ferro é sustentável e cria mais-valias ao nível do território, e tem-se trabalhado nisso.”

Com o prémio o clube recebeu 450€ que vão ser usados na compra de material:

“É muito pouco mas é o valor que atribuem.

Não é algo significativo em termos monetários mas sim para aquilo que é o reconhecimento do trabalho que os alunos têm vindo a desenvolver.

Normalmente utilizamos esse dinheiro para a compra de materiais que os alunos precisem para desenvolver alguns projetos ou trabalho prático.”

Esta não foi a primeira vez que a escola venceu o prémio mas foi a melhor posição conseguida dos últimos três anos.

O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros faz ainda parte das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, distinção conseguida o ano passado, no âmbito da qual são dinamizadas atividades pelos alunos com vista à divulgação da União Europeia e da importância desta no desenvolvimento da comunidade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário