Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Junta de Castela e Leão está a avançar com recursos próprios para que a estrada entre Bragança e a Puebla da Sanábria seja uma realidade

 A informação foi avançada ontem, numa velada raiana, organizada pela Associação Rionor, na Puebla de Sanábria


A ligação está garantida do lado português, já que está inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência, mas, do lado espanhol, o Governo não quis apostar os fundos europeus nesta estrada.

Segundo avança Carlos Aguilar Vázquez, Director Geral de Acção Externa da Junta de Castela e Leão, a junta tem recursos para que a estrada de 15 quilómetros se concretize. “A junta já adjudicou o projecto. O documento será entregue para o ano e deverá ser aprovado. Poderá depois licitar-se a construção da estrada. A junta já está a investir recursos próprios para que seja construída a estrada tão importante em termos do que são as comunicações com Portugal”.

O alcalde da Puebla de Sanábria e Senador da Província de Zamora, José Fernández Blanco, considera o troço vital e lembra que há muito reclamam o itinerário entre o Porto e Gijón. “Creio que este ponto de fronteira, entre Castela e Leão e Trás-os-Montes, é o único da Europa que não está desenvolvido. Pelo contrário, perdemos população e tivemos mau uso de fundos europeus. Portanto, a única maneira de reverter a situação são as comunicações e acessibilidades. Este encontro é muito importante para a Puebla. Há muito que reivindicamos uma estrada entre o Porto e Gijón, passando por Bragança, Puebla, La Bañeza e León. Era um corredor muito importante entre Portugal e Espanha”.

Apesar de em Portugal a estrada estar assegurada, o presidente da Rionor mostra-se preocupado. Francisco Alves lembrou que esta é uma associação de cariz ibérico e, por isso, é preciso acautelar o que vai acontecer do lado espanhol. “queremos comprometer as autoridades de um lado e do outro. Temos que apelar aos cidadãos para tentarem dar força para que as decisões sejam tomadas dos dois lados, para não nos acontecer o que aconteceu entre Bragança e Zamora”.

A secretária de Estado da Valorização do Interior lembrou que esta estrada consta da estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço, portanto a sua construção está assegurada. Isabel Ferreira salientou que além das estradas é preciso criar outras condições. “Para além das ligações rodoviárias outros factores são tão ou mais importantes e fazem parte desta estratégia comum. Temos que pensar estes territórios de forma conjunta, não só em relação a estas infraestruturas como tudo o resto, serviços de conectividade, proximidade...”.

“A Conexão Bragança - Puebla e a Cooperação Transfronteiriça” estiveram ontem em discussão, na Puebla de Sanábria, em Espanha. A velada raiana foi promovida pela associação Rionor.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário