Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

FESTA DOS REIS DE VALE DE SALGUEIRO CANCELADA PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

 Nos dias cinco e seis de janeiro, na aldeia de Vale de Salgueiro, celebra-se o dia de Reis. Este ano, à semelhança do ano anterior não foi possível cumprir a tradicional “Festa dos Rapazes”, em honra de Santo Estêvão devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.


É tradição desta festa, os pais darem permissão às crianças das aldeias para fumar cigarros. E, todos os anos, é escolhido alguém para protagonizar a figura do rei, que organiza a festa e leva consigo uma coroa carregada de ouro, emprestado pelos habitantes, que vale cerca de 30 mil euros.

O “Rei” percorre, no dia 5, todas as habitações da aldeia, sempre com o grupo de gaiteiros a acompanhar, distribuindo cerca de 300 quilos de tremoços e 100 litros de vinho, em cabaças tradicionais, e no dia seguinte nova passagem para receber a manda, ou seja, os donativos para custear a festa.

Este ano, a noite do dia 5 ficou apenas marcada pela presença da banda gaiteiros “Encharca o Fole” que percorreram as ruas da aldeia, para de forma simbólica, lembrar a festa anual mais importante da localidade.

Jornalista: Sara Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário