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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Ministra da Coesão Territorial visitou Mirandela e assumiu que plano de mobilidade do Tua continua encravado

 Está tudo na mesma, continua sem entrar nos carris o plano de mobilidade do Tua e não tem data para ser implementado
Isso mesmo assumiu, ontem, em Mirandela, a Ministra da Coesão Territorial sobre o dossier da principal medida compensatória pela construção da barragem de Foz-Tua, por parte da EDP. Ana Abrunhosa foi confrontada com as suas declarações há um ano, também numa visita a Mirandela em que deixou a garantia que estaria para breve a implementação do plano de mobilidade. Agora, reconhece que está tudo igual, dizendo que as questões legais continuam a emperrar o processo, e que tudo se complicou ainda mais com a não aprovação do Orçamento do Estado.

“Gostaria de dizer que é já um projecto turístico em andamento, infelizmente não é, teve problemas no meio e esses problemas foram acentuados com a não aprovação do Orçamento. Posso dizer que continuaremos muito empenhados na resolução deste problema, o mais rapidamente possível. Sinto o desespero dos autarcas e do território”, disse.

Há mais de 17 meses que já foram concluídas as obras de estabilização dos taludes e reabilitação da linha ferroviária do Tua, entre Brunheda e Mirandela, obras consideradas fundamentais para a implementação do plano de mobilidade do Vale do Tua, mas continua a faltar luz verde das entidades responsáveis pelo licenciamento da circulação na linha férrea. Já quanto ao plano de revitalização do complexo agro-industrial do Cachão, Ana Abrunhosa entende que tem todas as condições para ser apoiado pelo Portugal 2030, mas que é um trabalho que está a ser desenvolvido numa parceria entre os autarcas e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

“Estamos a falar de uma infra-estrutura gigantesca, a começar a trabalhar ali um projecto para o território, nos moldes que foram apresentados. A pandemia mostrou-nos a importância de continuarmos a investir mais nestes sectores [agricultura e agro-alimentar] e de sermos cada vez mais auto-suficientes nestes sectores e isso só se faz com pessoas qualificadas e o Cachão pode ser uma oportunidade de termos ali uma infra-estrutura dedicada a este objectivo”, afirmou.

Declarações da Ministra da Coesão Territorial, ontem, à margem de uma visita a quatro empresas de Mirandela apoiadas pelo quadro comunitário Norte 2020. Ana Abrunhosa diz que são bons exemplos de empregabilidade, inovação tecnológica e captação de recursos humanos altamente qualificados.

A Ministra da Coesão Territorial de visita a Mirandela, uma das últimas ao serviço deste Governo, antes das eleições de 30 de Janeiro.

Escrito por Terra Quente (CIR)

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